Topo

Rafael Reis

Como técnico italiano e David Luiz construíram a melhor defesa da Europa

Rafael Reis

08/11/2016 06h00

Um time que chegou a lutar contra o rebaixamento e sofreu na temporada passada seu maior número de gols em 19 anos transformou-se agora na melhor defesa da Europa.

Vice-líder do Inglês, com apenas um ponto de desvantagem para o Liverpool, o Chelsea é a equipe das cinco principais ligas do Velho Continente que há mais tempo não é vazada em seu campeonato nacional.

David Luiz

Já são cinco jogos da Premier League sem sofrer um mísero golzinho, mais do que qualquer outro dos 98 clubes dessa espécie de primeiro escalão do futebol europeu.

A equipe de Londres, apenas a décima colocada na temporada passada, passou ilesa pelos ataques de Hull City, Southampton, Everton, pelo campeão Leicester e pelo gigante Manchester United.

A transformação da antes esburacada defesa do Chelsea em uma fortaleza quase intransponível está ligada à chegada do técnico italiano Antonio Conte e à adoção do seu sistema preferido, com três zagueiros.

O ex-treinador da Juventus e da Azzurra começou o trabalho nos Blues usando uma linha de quatro homens atrás e sofreu nove gols nas primeiras seis rodadas do Inglês. Desde que mudou o esquema, não teve mais sua rede balançada.

Com três homens na defesa, o Chelsea é agora o segundo time da Premier League que menos sofre. De acordo com "Who Scored?", site especializado em estatísticas no futebol, a equipe de Conte sofre 8,4 finalizações por partida, mais apenas que o Liverpool (8,1).

Ao contrário da trinca Bonucci-Barzagli-Chiellini, eternizada por Conte em um passado recente, o trio de zaga do time inglês conta com apenas com um jogador 100% zagueiro: Cahill.

O lateral de origem Azpilicueta é o homem-chave para fazer a equipe flutuar entre o 3-4-3 de quase sempre e o 4-3-3 utilizado em determinados momentos para surpreender os adversários. E David Luiz… bem, é David Luiz.

O brasileiro, que perdeu espaço na seleção e vem sofrendo com críticas constantes dos torcedores desde o 7 a 1 por seu estilo pouco defensivo para um zagueiro, encontrou em sua volta ao Chelsea, após dois anos no PSG, um estilo que o beneficia.

Graças à proteção dada por um zagueiro extra, David Luiz pode se aventurar um pouco mais no ataque sem causar danos à defesa. Além disso, seus característicos lançamentos longos são uma jogada que Conte aprecia e já usava frequentemente com Bonucci na Juve e na seleção italiana.

Em alta com o chefe e elogiado pela imprensa inglesa, o brasileiro lidera duas estatísticas defensivas do Chelsea: é o maior rebatedor do elenco (4,7 por partida) e também o jogador que mais impede finalizações dos adversários (0,9 bloqueio por jogo).

Prova desse moral é que John Terry já voltou da lesão que o havia afastado do time, não conseguiu desbancar o brasileiro e está no banco de reservas. Afinal, em defesa que está ganhando, não se mexe.


Mais de Clubes

– Ingresso da Champions pode ser mais barato que do Brasileiro; veja preços
– Cor de gramados gera desavença e faz clubes do Espanhol levarem bronca
– Naming rights de time? Acredite: líder do Turco vendeu seu próprio nome
– Até casa de apostas é dona de time na 1ª divisão da Inglaterra

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.