Topo

Rafael Reis

6 brasileiros que são os reforços mais caros da história de clubes europeus

Rafael Reis

06/11/2016 06h00

O que Neymar, Afonso Alves e Denílson (aquele mesmo, o comentarista da Band) têm em comum, além do fato de serem (ou terem sido) atacantes com passagem pela seleção brasileira?

Os três fazem parte do mesmo grupo, o de contratações mais caras da história de um clube da primeira divisão de uma das maiores ligas nacionais da Europa.

São nomes que seja por bem, ou por mal, estão gravados na mente de torcedores de alguns dos times mais ricos e importantes do planeta.

Listamos abaixo seis brasileiros que são até hoje os reforços mais caros de clubes europeus.

DENÍLSON
Betis (ESP)
31,5 milhões de euros
Temporada 1998/99
Denilson
A fortuna paga pelo garoto de apenas 20 anos que driblava como poucos pela ponta esquerda do ataque do São Paulo não foi destaque apenas em Sevilha, cidade do Betis. Denílson é até hoje o reforço mais caro do clube. Mas, na época, era também a maior contratação da história do futebol mundial.  Um rótulo pesado demais para um jogador que ainda estava em formação. Em sete anos vestindo a camisa verde e branca, Denílson disputou 183 jogos, fez apenas 13 gols e chegou a ser emprestado ao Flamengo.

ALEX ALVES
Hertha Berlim (ALE)
7,6 milhões de euros
Temporada 1999/2000
Alex Alves
Morto em 2012 devido a complicações de uma doença de uma medula, o atacante que costumava comemorar seus gols com golpes de capoeira já foi eleito pelo jornal "Bild" como uma das 50 piores contratações da história do futebol alemão. Tirado do Cruzeiro pelo Hertha Berlim, Alex Alves até balançou as redes com frequências na Alemanha (25 gols em 81 partidas), mas teve uma passagem conturbada por lá, marcada por lesões, problemas indisciplinares e acumulou multas por dirigir sem carteira e em excesso de velocidade.

AFONSO ALVES
Middlesbrough (ING)
17 milhões de euros
Temporada 2007/08
Afonso Alves
É difícil encontrar um clube inglês que tenha como contratação mais cara um jogador brasileiro. Mas, sim, ele existe. E o reforço que mais dinheiro custou ao Middlesbrough em todos os tempos não é nenhum grande nome do futebol pentacampeão mundial, mas sim Afonso Alves, um centroavante que era praticamente desconhecido por aqui até ser artilheiro do Campeonato Holandês e ser convocado por Dunga para a seleção. Sua passagem pela Premier League durou pouco, só uma temporada, mas foi tempo suficiente para ele marcar 13 gols.

NILMAR
Villarreal (ESP)
16,5 milhões de euros
Temporada 2009/10
Nilmar
Embalado por uma boa passagem pelo Internacional, foi contratado com status de craque pelo Villarreal. Mas, passou longe de ser esse astro que o clube espanhol imaginava. Em três temporadas, Nilmar balançou as redes no Camp Nou, no Santiago Bernábeu e teve um ótimo desempenho na Liga Europa. Mas também, foi reserva na equipe que acabou rebaixada para a segunda divisão espanhola, em 2011/12. Com a queda, foi vendido para o Al-Rayyan, do Qatar.

NEYMAR
Barcelona (ESP)
88,2 milhões de euros
Temporada 2013/14
Neymar
Devido a tantos problemas com o fisco espanhol, é difícil definir com precisão quanto custou a polêmica transferência do principal jogador brasileiro da atualidade para o futebol europeu. Mas é certo que nenhum reforço da história do Barcelona foi tão caro quanto Neymar. O ex-santista foi contratado para ser o companheiro ideal de ataque de Messi e, em longo prazo, substituí-lo como astro maior da equipe. A parceria, por enquanto, já rendeu dois Campeonatos Espanhóis e uma Liga dos Campeões aos catalães.

RODRIGO
Valencia (ESP)
30 milhões de euros
Temporada 2015/16
Rodrigo
Amigo de infância de Thiago Alcântara e filho de Adalberto, ex-lateral esquerdo do Flamengo, o atacante nascido no Rio de Janeiro e naturalizado espanhol foi contratado por uma fortuna do Benfica depois de ter ficado um ano emprestado ao Valencia. Apesar da quantia recorde que custou, Rodrigo ainda não conseguiu explodir na equipe alvinegra e tem apenas três gols na atual temporada.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– 5 brasileiros reservas na Europa para reforçar seu time em 2017
– Raridade: 7 técnicos brasileiros que treinaram times na Europa
Em meio a atentados e golpe, ex-jogador do Inter dá ultimato à Turquia
– "Rei do cartão", Neymar é o mais indisciplinado entre os top 10 do mundo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.