Topo

Rafael Reis

Celebridade, Neuer já ganhou no "Show do Milhão" e fez filme da Disney

Rafael Reis

05/11/2016 09h00

Um dos 23 indicados pela Fifa ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2016, o goleiro alemão Manuel Neuer, 30, já faturou cerca de R$ 1,8 milhão no "Show do Milhão" e emprestou sua voz a um personagem da Disney.

Capitão da seleção germânica, o camisa 1 do Bayern de Munique é um dos dois arqueiros da lista (o outro é o italiano Gianluigi Buffon) de onde sairão os três finalistas da eleição.

Neuer

Campeão da Copa do Mundo-2014 e terceiro colocado no prêmio da Fifa daquele ano, Neuer é considerado o melhor goleiro do planeta na atualidade, pela habilidade mostrada debaixo das traves e a ótima leitura tática que o permite fazer com frequência o papel de líbero.

Mas sua popularidade vai muito além do gramado e das virtudes técnicas que costuma demonstrar.

Sempre sorridente e conhecido por ser um brincalhão, Neuer possui uma legião de fãs espalhados pelo mundo, tornou-se uma celebridade e passou a receber (e aceitar) convites um tanto quanto incomuns para jogadores de futebol.

Um deles aconteceu em 2011, pouco depois de trocar o Schalke 04, seu clube de infância e onde se profissionalizou, pelo Bayern de Munique.

O goleiro participou de uma edição beneficente para celebridades do programa de TV "Wer Wird Millionar?", similar ao "Show do Milhão", que foi exibido entre as décadas de 1990 e 2000 pelo SBT, e ganhou 500 mil euros (R$ 1,8 milhão).

Neuer 2

O valor, conquistado ao responder perguntas sobre leis de trânsito, super-heróis, vinhos e até mesmo a bandeira do Brasil, foi repassado para uma entidade que cuida de crianças carentes em Gelsenkirchen, sua cidade natal.

Mas essa não foi a única participação de Neuer no showbizz. Ele já participou até mesmo de uma animação produzida pela Disney.

Em 2013, o goleiro do Bayern duplou o personagem Frank McCay na versão alemã do longa "Universidade Monstros", sequência do filme "Monstros S.A.".

O novo prêmio da Fifa para o melhor jogador do mundo, após o encerramento da parceria com a revista "France Football", inclui votos de técnicos, capitães, jornalistas e torcedores de todos os países associados à entidade.

A votação popular já está aberta no site da entidade e vai até 22 de novembro. Os três finalistas serão anunciados em 3 de dezembro, e o vencedor será conhecido em uma cerimônia em Zurique, no dia 9 de janeiro.


Mais de Cidadãos do Mundo

Novo prêmio de melhor do mundo pode se tornar concurso de fã-clubes
Algoz de Lewandowski, francês entra na briga por artilharia da Europa
Estrela do Bayern, Alaba é filho de príncipe que virou DJ
Veterano de Belarus passa em branco, mas ainda lidera artilharia da Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.