Topo

Rafael Reis

5 brasileiros reservas na Europa para reforçar seu time em 2017

Rafael Reis

03/11/2016 06h00

A cinco rodadas do encerramento do Campeonato Brasileiro, os principais clubes do país já iniciaram o planejamento para a próxima temporada e alguns, inclusive, realizaram as primeiras contratações.

E os reforços para 2017 podem vir de outras equipes da Série A, destaques de times das divisões menores do futebol nacional, estrangeiros em ascensão no cenário sul-americano ou brasileiros que não estão tão bem assim no exterior.

Por isso, listamos cinco brazucas que têm frequentado os bancos de reservas na Europa e que poderiam aceitar um convite para retornar para casa no próximo ano.

A lista não inclui quem acabou de chegar ao Velho Continente, como Ganso (Sevilla) e Gabriel (Inter de Milão), e ainda está em processo de adaptação.

JÚLIO CÉSAR
Goleiro
37 anos
Benfica (POR)
Julio Cesar
O ex-goleiro da seleção brasileira até conseguiu recuperar a posição perdida no fim da temporada passada devido a uma lesão e emplacou uma série de jogos como titular do Benfica, mas voltou ao banco nas últimas rodadas e não dá mostras de que deve sair de lá tão cedo devido ao bom momento vivido por Ederson. Próximo da aposentadoria e longe do futebol nacional há mais de uma década, poderia ser seduzido pela possibilidade de encerrar a carreira em casa e atuando com frequência.

LUIZ ADRIANO
Atacante
29 anos
Milan (ITA)
Luiz Adriano
Contratado por 8 milhões de euros pelo Milan na temporada passada e quase repassado ao futebol chinês, o ex-centroavante do Internacional seria um investimento caro para a maioria dos clubes brasileiros. Mas, Luiz Adriano deve estar louco para deixar o futebol italiano e retornar a uma carreira normal, o que pode diminuir substancialmente sua pedida salarial. Nesta temporada, o atacante gaúcho atuou por míseros 84 minutos e ainda não balançou as redes.

RAFAEL CABRAL
Goleiro
26 anos
Napoli (ITA)De potencial camisa 1 da seleção brasileira a um nome praticamente esquecido no futebol italiano. Foi esse o resultado dos três anos de Rafael Cabral no banco do Napoli. Desde que deixou o Santos, em 2013, o goleiro disputou pouco mais de 40 partidas oficiais, sendo a última em fevereiro de 2015. No início do ano, o ex-santista chegou a ser oferecido ao São Paulo para disputar posição com Denis. Rafael tem contrato até o fim da temporada 2017/18.

LUCAS LEIVA
Volante
29 anos
Liverpool (ING)
Lucas Leiva
Já são quase de dez anos de Liverpool. Tempo suficiente para Lucas Leiva construir uma reputação enorme nos Reds e também no futebol inglês. Mas, se ainda tem algum grande objetivo principal na carreira, como voltar à seleção, o volante precisa urgentemente mudar de ares. Afinal, sua participação no Liverpool tem caído temporada após temporada. Na atual, só foi titular em um jogo da Premier League e entrou nos minutos finais de outros dois.

EDUARDO DA SILVA
Atacante
33 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)
Eduardo
O centroavante, que construiu sua carreira toda no exterior, defendeu a seleção croata e teve apenas uma passagem de um ano pelo Flamengo, entre 2014 e 2015, até tem história no Shakhtar, mas não vive seu melhor momento no futebol ucraniano. Reserva de Dentinho, Taison e do argentino Facundo Ferreyra, é hoje a terceira opção de ataque do clube do Leste Europeu.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Raridade: 7 técnicos brasileiros que treinaram times na Europa
Em meio a atentados e golpe, ex-jogador do Inter dá ultimato à Turquia
– "Rei do cartão", Neymar é o mais indisciplinado entre os top 10 do mundo
– Eliminatórias têm 37 jogadores brasileiros em 12 seleções diferentes

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.