Topo

Rafael Reis

Veteranos no "soccer": 7 medalhões brasileiros que jogam nos EUA

Rafael Reis

16/10/2016 06h00

Salários em dia, ótima qualidade de vida, possibilidade de desenvolvimento de uma carreira pós-aposentadoria e fazer parte do projeto da expansão do futebol em um dos países mais importantes do planeta.

São essas algumas das características que transformaram os Estados Unidos em um dos mercados preferidos dos jogadores brasileiros de idade mais elevada.

As principais ligas do "soccer" (MLS, NASL e USL) recebem atletas com passagens pelos grandes clubes do futebol brasileiro, que defenderam a seleção e, até mesmo, que conquistaram a Copa do Mundo.

Conheça abaixo sete "medalhões" brasileiros que atuam nos EUA.

KLÉBERSON
37 anos
Fort Lauderdale Strikers (NASL)
Kleberson
Titular do meio-campo brasileiro no pentacampeonato mundial, há 14 anos, e apresentado junto com Cristiano Ronaldo no Manchester United, Kléberson está em seu terceiro time nos Estados Unidos, país onde vive e joga desde 2013. Depois de defender o Philadelphia Union e o Indy Eleven, o meia está desde o início do ano no Fort Lauderdale Strikers, franquia que tem Ronaldo, seu companheiro de penta, como um dos proprietários e que conta com uma verdadeira legião brasileira dentro de campo.

ADRIANINHO
36 anos
Fort Lauderdale Strikers (NASL)
Adrianinho
Outro integrante da trupe brasileira no Fort Lauderdale Strikers, o meia está em sua segunda experiência internacional (também jogou na Grécia). Revelado pela Ponte Preta e sempre tratado como craque em Campinas, passou por Corinthians e Flamengo, mas não conseguiu se firmar. Em 2003, chegou a ser convidado para defender a seleção da Áustria. O meia aceitou a oferta, mas nunca estreou pela equipe europeia.

JÚLIO BAPTISTA
35 anos
Orlando City (MLS)

Companheiro de Kaká no início da carreira no São Paulo e também na seleção brasileira, "La Bestia", como ficou conhecido no futebol espanhol, reencontrou o velho parceiro no Orlando City em 2016. A transferência para os EUA aconteceu neste ano, depois de três temporadas em que quase nada deu certo para Júlio Baptista no Cruzeiro. Apesar de ter sido bicampeão brasileiro com o clube de Belo Horizonte, o meia-atacante sofreu com problemas físicos e pouco jogou.

GABRIEL
35 anos
Fort Lauderdale Strikers (NASL)
Gabriel
Companheiro de Kléberson e Adrianinho no Fort Lauderdale Strikers, chegou a ficar um ano e meio desempregado até ser contratado no segundo semestre de 2015 para substituir Léo Moura na equipe da Flórida. Filho de Wladimir, jogador de sucesso do Corinthians na década de 1970 e 1980, Gabriel começou a carreira no São Paulo, passou por Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Málaga e Panathinaikos e chegou a defender a seleção.

KAKÁ
34 anos
Orlando City (MLS)

Último jogador a ganhar o prêmio de melhor do mundo antes do início da hegemonia Messi-Cristiano Ronaldo, o vencedor da Bola de Ouro de 2007 é um dos maiores astros do futebol dos Estados Unidos na atualidade. Kaká foi contratado pelo Orlando City em 2014, mesmo antes de a franquia estrear na MLS, o que possibilitou seu empréstimo para o São Paulo. Apesar de estar em uma liga menos importante no cenário global, ainda recebeu de Dunga algumas chances na seleção.

IBSON
32 anos
Minnesota United (NASL)
Ibson
Revelado pelo Flamengo e com passagens por Porto e Spartak Moscou, o meia desembarcou na segunda liga mais importante do futebol dos EUA em 2015, depois de emendar passagens esquecíveis por Corinthians, Bologna e Sport. No Minnestota United, Ibson tem brigado por títulos, mas ainda não conseguiu levantar seu primeiro troféu –foi vice na temporada de outono do ano passado e quarto na de primavera de 2016.

ILSINHO
31 anos
Philadelphia Union (MLS)
Ilsinho
Ex-lateral direito de São Paulo e Palmeiras, chegou aos EUA neste ano depois de quatro temporadas no Shakhtar Donetsk e um semestre ouvindo propostas que não lhe agradavam no Brasil. Depois de enfrentar uma guerra na Ucrânia e ter de sair quase que fugido da cidade onde vivia, sua opção por atuar no Philadelphia Union está totalmente ligada à qualidade de vida que ele e sua família têm em território norte-americano.


Mais de Cidadãos do Mundo

Na mira do Chelsea, sensação do Italiano pagou para jogar na 1ª divisão
Liga dos Aposentados: conheça os "velhinhos" desta temporada na Índia
"Filho" de Felipão, Arce elege Luxemburgo como mentor dentro de campo
6 velhos craques que hoje dirigem seleções nas eliminatórias da Copa

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.