Topo

Rafael Reis

Na mira do Chelsea, sensação do Italiano pagou para jogar na 1ª divisão

Rafael Reis

15/10/2016 06h00

Nova sensação do futebol italiano e vice-artilheiro da Serie A, com cinco gols, o atacante Andrea Belotti, 22, do Torino, precisou tirar dinheiro do próprio bolso para chegar à elite do Calcio.

Em 2014, o jovem jogador pagou 500 mil euros (R$ 1,7 milhão) ao AlbinoLeffe, clube que estava então na terceira divisão, para convencê-lo a liberá-lo para o Palermo.

Belotti

O dinheiro pago por Belotti corresponde à diferença entre a oferta que havia sido feita pelo clube siciliano (5 milhões de euros) e o valor pedido pelo time que defendia desde a adolescência.

Dois anos depois, o atacante italiano não tem motivos para se arrepender de ter gasto seu dinheiro para proporcionar a transferência.

Em sua segunda temporada no Torino, Belotti se tornou o novo xodó do futebol italiano. Na Série A, tem média de um gol por partida e disputa a artilharia com estrelas do quilate de Higuaín (Juventus), Icardi (Inter de Milão), Dzeko (Roma) e Bacca (Milan).

O sucesso rapidamente lhe valeu uma vaga na seleção principal, que busca se reinventar e se rejuvenescer sob comando de Giampiero Ventura, treinador com quem já havia trabalhado na temporada passada no Toro.

Após estrear pela Azzurra no amistoso contra a França, mês passado, Belotti foi titular e marcou seu primeiro gol com a nova camisa na vitória por 3 a 2 sobre a Macedônia, domingo, pelas eliminatórias da Copa-2018.

Apelidado de Gallo devido à granja de sua avó, onde passava horas e horas brincando com os animais durante a infância, o atacante que costuma comemorar seus gols fazendo uma crina na testa dificilmente terá vira longa no Torino.

Chelsea e Valencia, ambos comandados por técnicos italianos (Antonio Conte, no caso dos Blues, e Cesare Prandelli, para os espanhóis), já manifestaram interesse em contar em breve com o futebol de Belotti.

E o valor do possível negócio é de arregalar os olhos para quem dois anos atrás teve de completar com dinheiro do próprio bolso a ida para a primeira divisão italiana: 40 milhões de euros (R$ 140 milhões).

Esse sim é um grande investimento.


Mais de Cidadãos do Mundo

Liga dos Aposentados: conheça os "velhinhos" desta temporada na Índia
"Filho" de Felipão, Arce elege Luxemburgo como mentor dentro de campo
6 velhos craques que hoje dirigem seleções nas eliminatórias da Copa
5 jogadores (e 1 técnico) que protagonizaram escândalos de vídeos de sexo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.