Topo

Rafael Reis

Liga dos Aposentados: conheça os "velhinhos" desta temporada na Índia

Rafael Reis

12/10/2016 06h00

Em sua terceira temporada, a Superliga Indiana continua digna da maldosa alcunha que carrega desde a edição de estreia, em 2014: liga dos aposentados.

A competição, que em anos anteriores contou com as participações de Roberto Carlos, Anelka, Materazzi, Del Piero, Pires e Trezeguet, segue apostando em estrelas internacionais que já haviam encerrado a carreira nos gramados ou que estavam prestes a fazê-lo.

Listamos abaixo sete atletas veteranos que decidiram jogar na Índia nesta temporada e poderão ser vistos na Superliga até dezembro.

LÚCIO
38 anos
Brasil
FC Goa

Pentacampeão mundial com o Brasil em 2002, o ex-capitão da seleção já pode ser considerado um veterano de Índia. Vice-campeão da temporada passada, o zagueiro está em segundo ano no FC Goa, time dirigido por Zico. Lúcio migrou para o futebol asiático depois de uma passagem lamentável pelo Brasil. Em menos de dois anos, o defensor conseguiu ser dispensado de dois dos maiores clubes do país, São Paulo e Palmeiras. E não deixou saudades em nenhum deles.

DIEGO FORLÁN
37 anos
Uruguai
Mumbai City
Forlan
Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo-2010, o atacante uruguaio rodou bastante desde 2012, quando deixou a Inter de Milão. Ao longo dos últimos quatro anos, jogou no Brasil (Internacional), no Japão (Cerezo Osaka) e no Uruguai (Peñarol). Contratado pelo Mumbai City, equipe dirigida pelo brasileiro naturalizado costarriquenho Alexandre Guimarães, é a principal novidade da terceira temporada da Superliga Indiana.

FLORENT MALOUDA
36 anos
França
Dehli Dynamos
Malouda
Meia que defendeu a seleção francesa por oito anos, disputou duas Copas do Mundo (2006 e 2010) e fez sucesso com as camisas de Lyon e Chelsea, Malouda passou os últimos anos da carreira tentando emplacar uma transferência para o Brasil. Depois de ser rejeitado por praticamente todos os clubes grandes do país, aceitou na última temporada se juntar à Superliga. Emprestado a um time do Egito no primeiro semestre de 2016, retornou ao Dehli Dynamos para mais uma passagem na Índia.

JOHN ARNE RIISE
36 anos
Noruega
Chennaiyin
Riise
Famoso pelas bombas que desferia com sua perna esquerda, o norueguês viveu o auge de sua carreira uma década atrás, quando era um dos destaques do Liverpool campeão europeu de 2005. Nos últimos anos, Riise rodou bastante: atuou na segunda divisão inglesa, passou pelo Chipre e jogou dez partidas no clube em que foi revelado, o Aalesund, da Noruega. Após o final da Superliga indiana, deve deixar o futebol profissional.

HÉLDER POSTIGA
34 anos
Portugal
Atlético Kolkata
Postiga
O centroavante português, que disputou as Copas do Mundo de 2006 e 2014 e nunca foi reconhecido como um jogador de primeiro escalão, apesar de passagens por Porto, Valencia e Lazio, retorna ao Atlético Kolkata para apagar a impressão ruim deixada na temporada passada. Em seu primeiro ano na Índia, marcou dois gols na partida estreia, mas deixou o campo machucado e não jogou mais.

RICHARLYSON
33 anos
Brasil
FC Goa
Richarlyson
O ex-volante do São Paulo e do Alético-MG, que chegou a abandonar o futebol no fim de 2014 para arriscar uma carreira no vôlei, decidiu ir para Índia depois de disputar o Campeonato Paulista pelo Novorizontino e receber um convite de Zico para defender no FC Goa. A equipe mais brasileira da Superliga conta no total com oito atletas do futebol pentacampeão mundial. Além de Lúcio e Richarlyson, o mais conhecido é o veterano atacante Reinaldo, 37, ex-Flamengo.

MATÍAS DEFEDERICO
27 anos
Argentina
Mumbai City
Defederico
O argentino está longe de ser um veterano e, pelo menos em relação à idade, está no auge da forma física. Mas o momento atual da carreira de Defederico se assemelha a daqueles astros que estão para pendurar as chuteiras. Contratado com pompa pelo Corinthians em 2009, nunca deu certo no Parque São Jorge (e nem em nenhum outro lugar). Nos últimos quatro anos, passou sem brilho por Emirados Árabes, Estados, Turquia e por um time pequeno do Chile. A Índia talvez seja sua chance derradeira de mostrar algum valor.


Mais de Cidadãos do Mundo

"Filho" de Felipão, Arce elege Luxemburgo como mentor dentro de campo
6 velhos craques que hoje dirigem seleções nas eliminatórias da Copa
5 jogadores (e 1 técnico) que protagonizaram escândalos de vídeos de sexo
Melhor do mundo e presidente? 7 astros do futebol que viraram políticos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.