Topo

Rafael Reis

"Filho" de Felipão, Arce elege Luxemburgo como mentor dentro de campo

Rafael Reis

11/10/2016 06h00

Foi ao lado de Luiz Felipe Scolari que Chiqui Arce viveu seus melhores momentos como jogador. Sob comando do treinador gaúcho, o então lateral direito de Grêmio e Palmeiras ganhou duas Libertadores (1995 e 1999).

Mas engana-se quem pensa que o atual treinador da seleção paraguaia tem o comandante do pentacampeonato mundial brasileiro como referência única para o seu trabalho.

Arce

"É claro que o Felipão é uma grande influência para mim, principalmente em relação à forma como lidar com os jogadores e ao ambiente, é quase como se fosse meu pai. Mas, dentro de campo, me inspiro até mais em dois outros brasileiros, Paulo César Carpegiani e Vanderlei Luxemburgo", afirmou Arce, em entrevista no primeiro semestre.

Carpegiani dirigiu Arce por dois anos na seleção paraguaia, entre 1996 e 1998.  Juntos, eles levaram a equipe guarani às oitavas de final da Copa do Mundo da França –perderam para a anfitriã apenas na prorrogação.

Já Luxemburgo foi mais um adversário que um aliado. Eles até ficaram lado a lado no Palmeiras em 2002, mas as lembranças mais marcantes de Luxa para o paraguaio são os clássicos contra Felipão na década de 1990.

"São dois treinadores muito inteligentes taticamente e que gostam de um futebol bem jogado", define.

Aposentado desde 2006, Arce virou treinador já no ano seguinte. Em uma década na nova carreira, dirigiu Rubio Ñu, Cerro Porteño e Guaraní e conquistou por duas vezes o título paraguaio.

Mas ainda não conseguiu cumprir um dos seus principais objetivos, apesar de já ter recebido convites para isso: retornar ao Brasil e trabalhar mais uma vez em Palmeiras e Grêmio, clubes onde até hoje é tratado como ídolo.

Em sua volta à seleção paraguaia, equipe pela qual já havia tido uma discreta passagem entre 2011 e 2012, Arce não tem tido muitos motivos para sorrir.

Nos três primeiros jogos, sofreu duas derrotas (Uruguai e Colômbia) e conquistou apenas uma vitória (Chile). Além disso, a zona de classificação nas eliminatórias da Copa do Mundo já ficou a quatro pontos de distância.

A partida desta terça-feira, a quarta de Arce, também não promete facilidade. Os paraguaios enfrentam a Argentina, seleção número um do ranking da Fifa, fora de casa.


Mais de Cidadãos do Mundo

6 velhos craques que hoje dirigem seleções nas eliminatórias da Copa
5 jogadores (e 1 técnico) que protagonizaram escândalos de vídeos de sexo
Melhor do mundo e presidente? 7 astros do futebol que viraram políticos
Respeita os velhinhos: 7 quarentões em atividade no futebol mundial

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.