Topo

Rafael Reis

6 velhos craques que hoje dirigem seleções nas eliminatórias da Copa

Rafael Reis

09/10/2016 06h00

Zinedine Zidane comanda o Real Madrid. Pep Guardiola dirige o Manchester City. Luis Enrique treina o Barcelona. Diego Simeone lidera o Atlético de Madri. E Frank de Boer está à frente da Inter de Milão.

Grandes jogadores que se tornaram técnicos, no entanto, não são exclusividade dos mais importantes times da Europa. As seleções também têm vez com as velhas estrelas do futebol mundial.

Listamos abaixo seis astros que fizeram sucesso dentro dos gramados e que agora tentam, como treinadores, levar suas seleções para a Copa do Mundo-2018.

ANDRIY SHEVCHENKO
40 anos
Ucrânia
Shevchenko
Vencedor da Bola de Ouro de 2004, época em que o prêmio era concedido apenas pela revista "France Football", e maior artilheiro da história da Ucrânia, com 48 gols em 111 partidas, o ex-atacante do Milan e do Chelsea recusou em 2012 o primeiro convite para assumir o comando da seleção. Depois de quatro anos trabalhando como assistente técnico, aceitou ser promovido logo depois da Eurocopa. Agora, tenta colocar os ucranianos no Mundial-2018.

DIDIER DESCHAMPS
47 anos
França
Deschamps
Capitão da França na inédita conquista da Copa do Mundo-1998, o ex-volante já é um veterano como treinador. São 16 anos nos bancos de reservas à frente de Monaco, Juventus, Olympique de Marselha e, desde 2012, a seleção do seu país natal. Em quatro anos nos "Bleus", Deschamps lançou Pogba e Griezmann, conseguiu recolocar os franceses no primeiro escalão do futebol mundial e foi vice da Euro-2016.

FRANCISCO ARCE
45 anos
Paraguai
Arce
Lateral direito de sucesso no futebol brasileiro nos anos 1990 vestindo as camisas de Grêmio e Palmeiras, Arce está em sua segunda passagem como técnico do Paraguai. A primeira, entre 2011 e 2012, durou pouco devido aos resultados ruins nas eliminatórias da Copa-2014. Chiqui retornou ao comando da seleção neste ano, depois de conquistar títulos nacionais com Cerro Porteño e Olimpia, as duas maiores forças do futebol do seu país.

JÜRGEN KLINSMANN
52 anos
Alemanha
Klinsmann
Campeão mundial como centroavante da Alemanha em 1990, comandou a seleção na Copa-2006 e deu o pontapé inicial para a reconstrução do futebol germânico que colimou no tetra em 2014. Após passagem apagada pelo Bayern de Munique, assumiu em 2011 os Estados Unidos. Apesar do trabalho longo, não tem apresentado grandes resultados na equipe norte-americana e sofre muitas críticas por isso.

ROBERT PROSINECKI
47 anos
Azerbaijão
Prosinecki
Meia de sucesso na década de 1990, o ex-jogador croata de Barcelona e Real Madrid trabalha desde 2014 na seleção do Azerbaijão, modesta equipe que ocupa a 133ª colocação no ranking da Fifa e faz um grande início de eliminatórias da Copa do Mundo-2018. A equipe de Prosinecki venceu os dois primeiros jogos do qualificatório (San Marino e Noruega) e divide a liderança do Grupo C com a Alemanha.

ALAIN GIRESSE
64 anos
Mali
Alain Giresse
Meia campeão europeu com a França em 1984, ao lado de Michel Platini e Jean Tigana, e veterano de duas Copas do Mundo (1982 e 1986), Giresse trabalha há 12 anos como técnico de seleções. Ex-Geórgia, Gabão e Senegal, está em sua segunda passagem na equipe de Mali e tenta levar o time africano à primeira Copa do Mundo de sua história.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.