Topo

Rafael Reis

Irreverente, ex-São Paulo se diz "maior que Pelé"... pelo menos no Bahrein

Rafael Reis

03/10/2016 06h00

"Ih, rapaz, não sei direito quantos gols eu fiz não. Mas, foram muitos. Acho que tenho mais gols que o Pelé."

Aos 35 anos, o atacante Rico não perde a irreverência dos tempos em que seus cabelos platinados e a facilidade com que balançava as redes o tornaram uma das sensações do futebol brasileiro.

Rico

Vice-artilheiro e semifinalista do Campeonato Paulista de 2003 pela modesta Portuguesa Santista, o ex-jogador de São Paulo e Grêmio adora a comparação com Pelé. Tanto que a repetiu três vezes em uma entrevista de 20 minutos.

Não que Rico realmente se considere o Rei do Futebol. Mas por que não um Xeque do Futebol, pelo menos do futebol do Bahrein?

Entre várias idas e vindas, Rico jogou por 11 anos no país árabe. Ele ganhou cinco títulos nacionais, uma Copa da AFC (torneio para campeões nacionais de ligas do segundo escalão asiático) e até o prêmio de maior artilheiro de uma competição internacional do mundo em 2008, dado pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol).

Em sua fase mais produtiva, entre 2005 e 2010, quando defendia o Al-Muharraq, chegou a ter média superior a um gol por jogo.

"Fiz história no futebol do Bahrein. Fiz muitos gols, ganhei muitos. Até hoje, nenhum estrangeiro fez o mesmo que eu por lá. Sempre que alguém chega no aeroporto e diz que é brasileiro, eles já perguntam se conhece o Rico", diverte-se.

O sucesso no Oriente Médio deu ao ex-atacante de São Paulo e Grêmio a possibilidade de defender uma seleção. Uma chance que ele recusou por excesso de ganância, e uma escolha da qual se arrepende até hoje.

"Recebi convite para jogar pelo Bahrein, sim, mas queria que eles dessem uma casa e dinheiro para eu me naturalizar, igual os Emirados fazem. Fiquei esperando eles me darem alguma coisa, mas eles não quiseram pagar", conta.

"Fiquei bastante arrependido depois. Se eu tivesse o passaporte asiático poderia jogar em qualquer lugar por lá. Seria mais fácil."

O arrependimento reflete o momento atual de Rico. Depois de defender o Buisateen no último Campeonato Barenita, o veterano está desempregado e à procura de um clube para dar sequência à carreira.

"Já falei para eu empresário que agora quero jogar e São Paulo. Sinto falta da época que pediam para tirar foto comigo no shopping por aqui. Quero aparecer um pouco no Brasil para que isso volte."


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Camisa 10 pela 1ª vez, Pato já supera atacantes escolhidos por Tite
– Eles "brigavam" na base do Santos, mas hoje testam amizade na Champions
– Irmão de Zé Elias sofre para achar emprego após 4 anos "escondido" na Juve
5 grandes promessas do futebol brasileiro que foram parar na 2ª divisão

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.