Topo

Rafael Reis

5 grandes promessas do futebol brasileiro que foram parar na 2ª divisão

Rafael Reis

18/09/2016 08h07

A história é sempre a mesma: garoto com talento acima da média começa a fazer um gol atrás do outro, é descoberto pela imprensa, vira xodó dos torcedores e rapidamente começa a ser tratado como grande promessa, aquele jogador que fará parte do futuro da seleção brasileira.

Alguns conseguem cumprir a profecia. Protagonizam uma transferência milionária, passam a vestir as camisas de clubes do primeiro escalão da Europa e disputam a Copa do Mundo. São os Neymares e Oscares da vida.

Mas tantos outros ficam pelo caminho. Vários até constroem carreiras sólidas em mercados menos expressivos, mas jamais alcançam aquele status de estrela do futebol mundial que parecia reservado a eles.

Mostramos abaixo cinco jogadores que surgiram como grandes promessas brasileiras, mas que hoje atuam em campeonatos de segunda divisão no exterior.

LUCAS PIAZÓN
22 anos
Meia-atacante
Fulham (ING)
Lucas Piazon
Protagonista de uma disputa judicial com o São Paulo quando tinha apenas 15 anos, foi negociado com o Chelsea antes mesmo de estrear como profissional no Brasil. Vinculado ao time inglês desde 2012, já foi emprestado para cinco equipes de quatro países diferentes. Atualmente no Fulham, da segunda divisão inglesa, decidiu no começo do mês criticar publicamente o Chelsea por essa política de empréstimos seguidos e disse estar "cansado" de tantas mudanças.

VICTOR ANDRADE
20 anos
Meia-atacante
1860 Munique (ALE)
Victor Andrade
Um dos primeiros garotos do Santos a ganhar o rótulo de "novo Neymar", estreou entre os profissionais com apenas 16 anos e chegou a estar na mira do Barcelona –teve a prioridade de sua venda negociada com os catalães. Negociado com o Benfica em 2014, passou sua primeira temporada em Portugal atuando pela equipe B e depois foi emprestado ao Vitória de Guimarães. Atualmente, está cedido ao 1860 Munique e tem sido reserva na 2. Bundesliga.

GEUVÂNIO
24 anos
Meia-atacante
Tianjin Quanjian (CHN)
Geuvanio
Pouco badalado nas categorias de base do Santos e sem muito espaço quando foi promovido ao time adulto, estourou no Paulista de 2014, quando foi eleito a revelação e integrou a seleção do campeonato e foi titular absoluto da equipe por dois anos. Em janeiro, aceitou abdicar de uma possível futura carreira na Europa para jogar (e ganhar muito dinheiro) na segunda divisão chinesa depois de receber um convite de Vanderlei Luxemburgo. O treinador já não está mas no Tianjin Quanjian, mas Geuvânio segue fazendo seus gols e dando suas assistências no Oriente.

RAFAEL MARTINS
27 anos
Atacante
Levante (ESP)
Rafael Martins
Formado nas categorias de base do Audax (na época, Pão de Açúcar), o centroavante ficou conhecido nacionalmente ao marcar sete gols em uma única partida na Copa São Paulo de 2008 com a camisa do Grêmio. O sucesso precoce o levou à Espanha já no ano seguinte. Mas Rafael não conseguiu se firmar no Zaragoza, voltou ao Brasil e rodou bastante por aqui até voltar à Europa em 2013. Autor de 16 gols atuando por empréstimo pelo Moreirense no último Campeonato Português, foi chamado de volta pelo Levante, dono dos seus direitos econômicos, para disputar a segunda divisão espanhola.

BRUNO MEZENGA
28 anos
Atacante
Eskisehirspor (TUR)
Bruno Mezenga
Apelidado com o nome do personagem de Antônio Fagundes na novela "O Rei do Gado", Bruno foi lançado na equipe profissional do Flamengo em 2005, quando tinha apenas 16 anos. A precocidade criou uma euforia em torno do garoto, que, no entanto, não correspondeu a ela. Após sucessivos empréstimos, teve novas chances no clube do Rio e 2009 e 2010, mas sempre coo reserva. Está na Turquia desde 2012 e marcou três gols em seus primeiros jogos pelo Eskisehirspor, clube que o contratou nesta temporada.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Mais de 10% dos brasileiros da Champions escolheram defender outra seleção
– 5 ex-jogadores da seleção brasileira que hoje estão na 2ª divisão
– David Luiz passa Ronaldo e é o 2º brasileiro em vendas milionárias somadas
Investimento em brasileiros cai 34% e é o pior em 4 anos na janela europeia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.