Topo

Rafael Reis

Rivalidade à prova: os 5 maiores confrontos Mourinho x Guardiola

Rafael Reis

09/09/2016 06h00

José Mourinho e Pep Guardiola, os dois técnicos mais importantes e influentes do futebol mundial no século 21, têm pela frente um aguardado encontro neste fim de semana.

Após assumirem novos desafios nesta temporada, o português e o espanhol protagonizam neste sábado, a partir das 8h30 (de Brasília), o primeiro Manchester United x Manchester City de suas carreiras.

Mourinho-Guardiola

A partida, válida pela quarta rodada do Campeonato Inglês, será o 17º confronto direto desta rivalidade.

A vantagem de Guardiola é bastante expressiva. São sete vitórias do atual comandante do City, contra apenas três triunfos do treinador do United.

Mesmo atrás no retrospecto, Mourinho também já teve seus momentos de glória contra o maior rival.

Relembramos abaixo os cinco principais encontros dos dois badalados treinadores.

INTER DE MILÃO 3 x 2 BARCELONA
Liga dos Campeões 2009/10
Vitória de Mourinho

O placar é o somatório das duas partidas da semifinal da Liga dos Campeões. O confronto é sem dúvida um dos maiores momentos da carreira de Mourinho. Após derrotar o celebrado Barcelona de Guardiola e Messi por 3 a 1 no jogo de ida, o treinador português armou uma retranca histórica na partida de volta, a ponto de Eto'o virar um marcador de lateral. A estratégia deu certo: os italianos perderam por apenas um gol na Espanha e avançaram para a conquista do título europeu.

BARCELONA 5 x 0 REAL MADRID
Campeonato Espanhol 2010/11
Vitória de Guardiola

Seis meses depois da derrota para a Inter na Liga dos Campeões, Guardiola deu a Mourinho a pior recepção possível ao Campeonato Espanhol. No primeiro clássico à frente do Real Madrid, o técnico português levou uma goleada histórica do Barcelona: 5 a 0, acabando com uma invencibilidade de 26 partidas do time da capital. Curiosamente, Messi passou em branco nesse jogo: Villa (2), Xavi, Pedro e Jeffren fizeram os gols.

REAL MADRID 1 x 0 BARCELONA
Copa do Rei 2010/11
Vitória de Mourinho

A primeira vitória de Mourinho sobre Guardiola em um clássico espanhol lhe deu também seu primeiro título no Real Madrid. O 1 a 0 sobre o Barcelona, com gol de Cristiano Ronaldo, decidiu a Copa do Rei em favor dos merengues e decretou o encerramento de um período de três anos sem uma única taça levantada pelo Real.

BARCELONA 3 x 1 REAL MADRID
Liga dos Campeões 2010/11
Vitória de Guardiola

Pelo segundo ano consecutivo, Mourinho e Guardiola se encontraram em uma semifinal da Liga dos Campeões. Mas, em 2011, quem se saiu melhor foi o catalão. A vitória por 2 a 0 do Barcelona no jogo de ida não deu chance ao português de repetir a retranca da temporada anterior. Com o empate por 1 a 1 na volta, os catalães foram à decisão e abriram caminho para o título.

REAL MADRID 2 x 1 BARCELONA
Campeonato Espanhol 2011/12
Vitória de Mourinho

A primeira vitória do Real Madrid em quatro anos no Camp Nou também deixou o time da capital e Mourinho a um passo da conquista do título espanhol daquela temporada. O clássico foi decidido por Khedira e Cristiano Ronaldo, enquanto Alexis Sánchez descontou para o Barcelona. Messi, a maior esperança de Guardiola para bater o arquirrival, teve uma atuação discreta.


Mais de Cidadãos do Mundo

Clube africano demite reforço após descobrir que ele tem vírus da Aids
A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos continuam desempregados
Sensação da Euro, Islândia agita mercado com 9 atletas e recorde financeiro
Remanescente da Copa, zagueiro alemão busca dobradinha inédita em 78 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.