Topo

Rafael Reis

5 ex-jogadores da seleção brasileira que hoje estão na 2ª divisão

Rafael Reis

07/09/2016 06h00

Eles já viveram o auge de suas carreiras, vestiram a camisa de grandes clubes, fizeram a alegria das maiores torcidas e até mesmo defenderam a seleção brasileira. Mas hoje, estão longe dessa realidade.

Seja por uma questão financeira, caso nítido de quem foi se aventurar na China, ou por dificuldades de se encaixar em um mercado mais expressivo, eles estão atualmente na segunda divisão de campeonatos no exterior.

Selecionamos cinco jogadores com passagem pela seleção que vivem essa situação:

ANDRÉ SANTOS
Meia
33 anos
Boluspor (TUR)

Esta é a segunda temporada consecutiva do ex-jogador de Corinthians, Flamengo e Arsenal por um time de segunda divisão. Depois de passar pelo Will, da Suíça, o ex-lateral e hoje meia de armação tem a missão de recolocar o Boluspor na elite do futebol turco depois de 15 anos. Seu início tem sido promissor. André Santos marcou nos dois primeiros jogos da competição, vitórias sobre Sivasspor e Elazigspor.

JÁDSON
Meia
32 anos
Tianjin Quanjian (CHN)
Jadson
Camisa 10 do Corinthians na conquista do título brasileiro do ano passado, o meia ainda poderia estar fazendo sucesso por aqui e defendendo a seleção, mas foi seduzido pelo projeto (e pelo dinheiro) de Vanderlei Luxemburgo na segunda divisão chinesa. O técnico não durou muito, mas Jádson segue firme e forte no Tianjin. Contra adversários menos qualificados, já deu 16 passes para gol em 25 partidas na temporada.

KLÉBERSON
Meia
37 anos
Fort Lauderdale Strikers (EUA)
Kleberson
O campeão mundial com a seleção brasileira em 2002 não joga propriamente na segunda divisão do soccer, já que não há uma lógica de acesso e rebaixamento entre os campeonatos. Mas a NASL, a liga que o Fort Lauderdale disputa, é o segundo escalão do futebol dos EUA. Kléberson está por lá há dois anos. Primeiro, jogou no Indy Eleven. E, desde janeiro, defende o time que tem Ronaldo como um dos proprietários.

LUÍS FABIANO
Atacante
35 anos
Tianjin Quanjian (CHN)
Luis Fabiano
Assim como Jádson, topou jogar na segunda divisão da China a convite de Vanderlei Luxemburgo e continua bem por lá apesar da troca do comando do Tianjin Quanjian. O ex-centroavante do São Paulo, que começou a temporada como capitão, lidera a artilharia da competição, com 18 gols. Sua equipe, no entanto, está fora da zona de acesso para a elite.

SANDRO
Volante
27 anos
Queens Park Rangers (ING)
Sandro
Depois de um empréstimo para o West Bromwich, da Premier League, na segunda metade da temporada passada, o volante brasileiro está de volta ao QPR, time que defende desde 2014. Sandro não ficou nem no banco nas primeiras rodadas da Championship, a segunda divisão inglesa, mas teve uma estreia de gala na temporada: marcou os dois gols da vitória sobre o Rochdale, pela Copa da Liga Inglesa.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– David Luiz passa Ronaldo e é o 2º brasileiro em vendas milionárias somadas
Investimento em brasileiros cai 34% e é o pior em 4 anos na janela europeia
5 brasileiros para acompanhar de perto na temporada europeia
– Brasil pode ter remanescentes do ouro, "gringos" e ex-Corinthians em Tóquio

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.