Topo

Rafael Reis

Maior tabu, Brasil não bate Colômbia nas eliminatórias desde Kaká e Ronaldo

Rafael Reis

06/09/2016 06h00

Embalada pela vitória por 3 a 0 sobre o Equador, na estreia do técnico Tite, a seleção terá pela frente nesta terça-feira, em Manaus, um dos seus maiores tabus nas eliminatórias da Copa do Mundo.

A Colômbia é, ao lado da Bolívia, a adversária que o Brasil não derrota há mais tempo no torneio qualificatório sul-americano para o Mundial.

Nos dois casos, a última vitória brasileira aconteceu ainda no primeiro turno das eliminatórias da Copa-2006, época em que o time pentacampeão mundial ainda contava com Kaká e Ronaldo.

Os dois ex-melhores jogadores do planeta marcaram os gols da vitória por 2 a 1 sobre os colombianos, no dia 7 de setembro de 2003, em Barranquilla.

Desde então, foram três encontros entre as duas equipes nas eliminatórias. E todos terminaram com o mesmo placar: empates por 0 a 0.

Fora das eliminatórias, no entanto, os confrontos entre Brasil e Colômbia têm sido muito mais frequentes e movimentados.

Em 2014, os brasileiros bateram a equipe de James Rodríguez nas quartas de final da Copa do Mundo, mas perderam Neymar, machucado.

No ano seguinte, foi a vez de a Colômbia se dar melhor em uma partida da primeira fase da Copa América.

O encontro mais recente aconteceu há menos de um mês, entre as equipes olímpicas dos dois países. Com gols de Neymar e Luan, o Brasil venceu por 2 a 0 e avançou para as semifinais dos Jogos do Rio-2016.

Na partida válida pelas eliminatórias nesta terça, os colombianos terão os desfalques do volante Daniel Torres e do atacante Teo Gutiérrez. Já Tite poderá escalar a mesma equipe de sua estreia na seleção.

O Brasil tem 12 pontos no qualificatório e ocupa a quinta colocação, posto que o levaria para a repescagem. Com um ponto a mais, a Colômbia é a terceira e está na zona de conquista de uma das vagas da América do Sul para a Copa da Rússia-2018.


Mais de Seleções:

5 seleções que podem surpreender nas eliminatórias europeias da Copa-2018
Por título inédito, Portugal rejuvenesce 2,5 anos em 18 dias
Pela 1ª vez, jogadores negros serão maioria na final da Eurocopa
– Mês das seleções pode colocar Brasil atrás de Gales no ranking da Fifa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.