Topo

Rafael Reis

A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos continuam desempregados

Rafael Reis

02/09/2016 04h20

A janela de transferências da Europa já acabou, mas há jogadores bem acostumados ao primeiro escalão do futebol internacional que ainda não sabem onde irão atuar na temporada 2016/17.

Dois dias depois do encerramento do período de contratações dos principais campeonatos nacionais do Velho Continente, eles continuam desempregados e em busca de um clube para darem sequência a suas carreiras.

Por não estarem atualmente vinculados a nenhum time, eles estão aptos a assinar contratos mesmo fora da janela de transferências. Mas as opções são cada vez menores e menos interessantes.

Separamos sete nomes conhecidos do torcedor que vivem essa situação e estão à procura de um emprego.

MATHIEU FLAMINI
Volante
França
32 anos
Deixou o Arsenal (ING)
Flamin
Dispensado pelo técnico Arsène Wenger depois de três temporadas bem razoáveis, em que até figurou com frequência entre os titulares, Flamini ainda tem mercado e deve descolar um clube bem razoável nos próximos dias ou semanas. Roma e Torino já iniciaram as negociações com o veterano volante e são os favoritos para contratá-lo. Mas, o Olympique de Marselha também está de olho no jogador.

ALEX
Zagueiro
Brasil
34 anos
Deixou o Milan (ITA)
Alex
Assim que foi liberado pelo Milan, no fim da temporada passada, começou a ser tratado como reforço certo do Santos, clube no qual foi bicampeão brasileiro em 2002 e 2004. Mas, desavenças salariais e uma dúvida sobre as condições físicas do zagueiro foram arrastando a negociação. Possibilidade para outros times entrarem na disputa por Alex e o tirarem da fila dos desempregados.

NICKLAS BENDTNER
Atacante
Dinamarca
28 anos
Deixou o Wolfsburg (ALE)
Bendtner
O centroavante grandalhão, que fez fama e irritou a torcida do Arsenal ao longo de oito temporadas, foi lançado no mercado depois de passar os dois últimos anos no banco de reservas do Wolfsburg. Com dificuldade para se recolocar, o dinamarquês pode acabar parando na segunda divisão inglesa, já que Brighton e Norwich foram os últimos clubes e manifestarem interesse em contratá-lo.

MAICON
Lateral direito
Brasil
35 anos
Deixou a Roma (ITA)
Maicon
O veterano lateral direito, que disputou apenas 19 partidas na temporada passada e foi titular da seleção na Copa de 2010, é outro, que assim como Alex, chegou a esboçar um retorno para o futebol brasileiro. Maicon abriu negociação com o Cruzeiro e também recebeu proposta do Vitória. O mais provável, no entanto, é que continue na Itália. A Udinese é o clube mais cotado para recebê-lo.

EMMANUEL ADEBAYOR
Atacante
Togo
32 anos
Deixou o Crystal Palace (ING)

Depois de ficar quatro meses sem clube no segundo semestre do ano passado, o maior nome da história do futebol do Togo está mais uma vez desempregado. O ex-centroavante de Arsenal, Manchester City, Real Madrid e Tottenham chegou a negociar uma transferência para a Turquia, mas deve mesmo é descolar uma nova boquinha em um time pequeno da Premier League ou na segunda divisão inglesa.

PHILIPPE MEXÈS
Zagueiro
França
34 anos
Deixou o Milan (ITA)
Mexes
Um dos melhores zagueiros do futebol italiano até poucos anos atrás, o zagueiro francês passou ileso não apenas pela janela de transferências, mas também pelas tradicionais especulações publicadas pelos jornais europeus nessa época do ano. Mexès chegou a se oferecer para retornar à Roma, onde jogou de 2004 a 2011. Está com o futuro bem mais indefinido do que esperava.

RAUL MEIRELES
Volante
Portugal
33 anos
Deixou o Fenerbahce (TUR)
Raul Meireles
O ex-volante de Liverpool e Chelsea, famoso pelas tatuagens e pelo visual ousado que costuma exibir, deixou o Fenerbahce depois de quatro temporadas atuando na Turquia. O destino mais provável do português, que já não atua mais pela seleção e ficou fora da inédita conquista da Eurocopa, é o futebol italiano, já que negocia um contrato com o Cagliari.


Mais de Cidadãos do Mundo

Sensação da Euro, Islândia agita mercado com 9 atletas e recorde financeiro
Remanescente da Copa, zagueiro alemão busca dobradinha inédita em 78 anos
Rival do Brasil, Honduras tem zagueiro dono de recorde em Copa do Mundo
5 garotos para ficar de olho na nova temporada europeia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.