Topo

Rafael Reis

Remanescente da Copa, zagueiro alemão busca dobradinha inédita em 78 anos

Rafael Reis

20/08/2016 06h30

Para o zagueiro Matthias Ginter, 22, do Borussia Dortmund, derrotar o Brasil neste sábado, na decisão do torneio olímpico de futebol da Rio-2016, vai muito além da conquista de uma medalha de ouro.

O alemão sonha com algo bem maior, um feito que até parece inédito devido ao longo tempo em que não é atingido: ser o primeiro homem em quase 80 anos a ter no currículo os títulos olímpico e da Copa do Mundo.

Ginter

Reserva na campanha do tetracampeonato mundial da Alemanha, em 2014, Ginter é o único remanescente do elenco que aplicou a inesquecível goleada por 7 a 1 na seleção que veio ao Brasil para disputar a Olimpíada.

Logo, é também o único capaz de celebrar a valiosa dobradinha.

Ao longo da história, 17 jogadores conseguiram o feito que o zagueiro alemão do Dortmund pode alcançar neste sábado.

Mas os italianos Alfredo Foni, Pietro Rava, Ugo Locatelli e Sergio Bertoni conquistaram o ouro olímpico em Berlim-1936 e o título mundial apenas dois anos mais tarde.

No caso dos uruguaios, os títulos são ainda mais antigos.

José Leandro Andrade, Peregrino Anselmo, Héctor Castro, Pedro Cea, Lorenzo Fernández, Álvaro Gestido, Ángel Melogno, José Nasazzi, Pedro Petrone, Héctor Scarone, Domingo Tejera, Santos Urdinarán e Zoilo Saldombide subiram ao topo do pódio olímpico na década de 1920 (Paris-1924 e Amsterdã-1928) e venceram a primeira edição da Copa do Mundo, em 1930.

Desde então, o jejum se mantém. Países que foram campeões olímpicos de futebol, como Nigéria, Camarões e México, ainda não passaram nem perto de faturarem um Mundial.

Por outro lado, seleções que já conquistaram a Copa ainda buscam sua primeira medalha de ouro, como o Brasil, ou venceram o torneio olímpico com gerações diferentes das campeãs mundiais, casos de Espanha e França, por exemplo.

Quem mais passou perto de atingir a marca que Ginter busca alcançar neste sábado foram os argentinos Garay, Zabaleta, Banega, Lavezzi, Di María, Mascherano, Messi, Agüero, Romero e Tevez.

Campeões olímpicos entre 2004 e 2008, eles integraram aseleção derrotada na prorrogação pela Alemanha na final da Copa do Mundo de 2014. A mesma Alemanha do 7 a 1, a mesma Alemanha de Ginter.


Mais de Cidadãos do Mundo

Rival do Brasil, Honduras tem zagueiro dono de recorde em Copa do Mundo
5 garotos para ficar de olho na nova temporada europeia
Caçula do futebol, 10 da Dinamarca só jogou na base e é fã de Bieber
Eles deixaram os maiores clubes do mundo e ainda estão desempregados
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.