Topo

Rafael Reis

Para o bem e para o mal, o futebol é o que é graças a Havelange

Rafael Reis

16/08/2016 08h52

Jogadores espalhados pelos cinco cantos do planeta, salários milionários, oportunidade única de ascensão social para jovens nascidos e criados em condições precárias, o maior espetáculo da Terra.

Corrupção, esquema de pagamento de propinas, dirigentes e até ídolos com as carreiras manchada por grandes escândalos, ódio à Fifa.

Para o bem e para o mal, o futebol é o que é hoje graças a João Havelange.

Havelange

Presidente da Fifa entre 1974 e 1998, o dirigente brasileiro, que morreu nesta terça-feira, aos 100 anos, é o responsável direto pela transformação da modalidade em uma máquina de fazer dinheiro. E também pela sujeira que tanto a ronda.

Foi para chegar ao poder que esse filho de belgas que competiu na natação dos Jogos Olímpicos de Berlim-1936 e no polo aquático de Helsinque-1952 criou os preceitos do futebol como um fenômeno global.

De olho em votos que diminuíssem a força dos europeus dentro da Fifa e assim garantissem sua perpetuação na presidência, Havelange semeou o futebol e lutou pelo seu desenvolvimento na África, na Ásia, na Oceania e na América Central.

Além de campeonatos de base e incentivos para o fortalecimento dessas "seleções menores", distribuiu mimos, cargos e dinheiro, muito dinheiro, em troca da lealdade (e dos votos) dos cartolas.

Criou assim um círculo vicioso. Atraiu para o futebol o pior tipo de dirigente, aquele que via o esporte apenas como uma possibilidade de enriquecer, um passaporte para a vida boa dos homens da Fifa.

Entregou a presidência da entidade que governa o futebol mundial em 1998 para Joseph Blatter, seu antigo braço direito. E aos poucos foi vendo seu nome desmoronar.

Já nos últimos anos de vida, viu-se obrigado a renunciar do seu posto de membro do COI (Comitê Olímpico Internacional) e da presidência honorária da Fifa por supostamente ter recebido subornos em contrato com uma agência de marketing que vendia os direitos de transmissão da Copa do Mundo, a ISL.

Com a saúde debilitada, não pode participar da Olimpíada que ajudou a levar para o Rio de Janeiro. Mas caso aparecesse na cerimônia de abertura ou em qualquer competição, certamente receberia uma histórica vaia.

Mas, para o bem e para o mal, o futebol é o que é hoje graças a João Havelange.


Mais de Clubes

– Os campeões da temporada 2016/17: minhas previsões
– Após 16 anos, Real perde recorde de contratação mais cara da história
– Em busca de futuro astro, City torra R$ 300 mi e monta seleção sub-20
– Betty, a Feia e refrigerante de maçã financiam finalista da Libertadores
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.