Topo

Rafael Reis

Os campeões da temporada 2016/17: minhas previsões

Rafael Reis

15/08/2016 06h30

Duas semanas atrás, lancei aqui um desafio aos leitores do "Blog do Rafael Reis": prever quem serão os campeões das principais competições envolvendo times europeus na temporada 2016/17.

Agora, chegou a minha vez de bancar o Nostradamus ou a Mãe Dináh e apontar quais os clubes que terão motivos para comemorar ao longo dos próximos nove ou dez meses.

Sergio Ramos

Caso você também queria participar da brincadeira, basta clicar aqui, ler o regulamento do "Bolão do Futebol Europeu" e seguir as instruções.

Bem, vamos aos meus palpites. E boa sorte para todos, inclusive para mim.

MUNDIAL DE CLUBES
Campeão: Real Madrid
O clube espanhol já seria o favorito absoluto em condições normais de disputa. Com o enfraquecimento do colombiano Atlético Nacional, campeão da Libertadores e seu principal adversário, que negociou o astro Marlos Moreno com o Manchester City, a conquista do título mundial se tornou ainda mais uma barbada.

CAMPEONATO FRANCÊS
Campeão: PSG
Nem a saída da estrela brahimovic e a sensação de início de um novo ciclo, agora sobre o comando do espanhol Unai Emery (ex-Sevilla), devem ser suficientes para ameaçar a supremacia do Paris Saint-Germain na França. O máximo que pode acontecer é a diferença para o segundo colocado cair dos absurdos 31 pontos da temporada passada para um valor mais dentro da normalidade.

CAMPEONATO ITALIANO
Campeã: Juventus
É verdade que a Juve negociou Pogba, seu principal jogador. Mas a reposição de qualidade veio dos seus dois maiores adversários na briga pelo título italiano: Napoli (Higuaín) e Roma (Pjanic). Com rivais cada vez mais fracos, não dá para pensar em outro campeã nacional. A Vecchia Signora tem tudo para conquistar a liga pelo sexto ano consecutivo.

CAMPEONATO ALEMÃO
Campeão: Bayern de Munique
A temporada de estreia de Carlo Ancelotti no Bayern deve representar uma mudança radical no futebol dos bávaros: saem as invenções táticas e as improvisações de Pep Guardiola, entra o pragmatismo vencedor do treinador italiano. Nada que ameace a hegemonia que o clube construiu na Alemanha, ainda que o Borussia Dortmund já tenha torrado mais de 100 milhões de euros em reforços para mudar essa história.

CAMPEONATO HOLANDÊS
Campeão: PSV
Protagonistas de uma disputa apertada na temporada passada, que foi decidida por apenas dois pontos, PSV Eindhoven e Ajax são novamente os candidatos ao título. A vantagem mais uma vez é do PSV, que perdeu menos jogadores importantes que o rival e manteve o técnico Phillip Cocu.

CAMPEONATO ESPANHOL
Campeão: Barcelona
A quantidade de talento que o Barcelona possui, sobretudo no setor ofensivo, com o trio Messi, Suárez e Neymar, faz com que o time espanhol seja praticamente imune a equipes mais fracas, mesmo que às vezes sofra em confrontos diretos com os adversários de primeiro escalão. Em um campeonato de pontos corridos, não perder pontos bobos é a chave para o título, que mais uma vez deve ir para a Catalunha.

CAMPEONATO INGLÊS
Campeão: Manchester United
Não dá para esperar um novo Leicester nesta temporada. Esse tipo de fenômeno só acontece uma vez a cada muito tempo. O próximo campeão inglês deve ser óbvio. E nada mais óbvio que ver um time com Pogba, Rooney e Ibrahimovic, todos comandados por um revitalizado José Mourinho, levantando a taça.

LIGA EUROPA
Campeão: Sevilla
Em tese, é a competição europeia mais difícil de se prever um campeão, já que nem sabemos ainda todos os clubes que irão disputa-la (os eliminados na fase de grupos da Liga dos Campeões entram no mata-mata da Liga Europa). Então, vale dar um voto de confiança ao time que melhor sabe jogar esse torneio e ao trabalho do técnico Jorge Sampaoli. Sevilla tetracampeão consecutivo, por que não?

LIGA DOS CAMPEÕES
Campeão: Atlético de Madri
Depois de bater na trave e ser vice-campeão em duas das três últimas temporadas, chegou a hora de o Atlético de Madri e Diego Simeone levantarem o mais cobiçado título interclubes do mundo. Para isso, contam com Griezmann cada vez mais maduro e mais opções ofensivas, como os recém-contratados Gameiro e Nico Gaitán.


Mais de Clubes

– Após 16 anos, Real perde recorde de contratação mais cara da história
– Em busca de futuro astro, City torra R$ 300 mi e monta seleção sub-20
– Betty, a Feia e refrigerante de maçã financiam finalista da Libertadores
– Real gasta menos em reforços que Rubin Kazan e Bournemouth; veja lista
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.