Topo

Rafael Reis

Rival do Brasil, Colômbia esquece garotos e tem time mais velho dos Jogos

Rafael Reis

13/08/2016 07h30

Adversária do Brasil neste sábado por vaga na semifinal do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Colômbia nem parece uma seleção sub-23.

A equipe sul-americana é a mais velha entre as 16 que começaram a competição. Seus jogadores têm em média 23,8 anos.

Apenas como comparação, a média de idade da seleção brasileira, também uma das mais experientes do campeonato, é um ano menor: 22,8.

Na equipe olímpica da Colômbia, os garotos mais jovens não têm vez. Além dos três jogadores acima dos 23 anos permitidos pelo regulamento, o técnico Carlos Restrepo convocou 11 atletas nascidos em 1993, ano limite dos inscritos.

O meia Kevin Balanta, do Deportivo Cali, é a exceção à regra. Com 19 anos, é o único colombiano na Rio-2016 ainda apto a atuar nas categorias de base. No Brasil, são três sub-20: Thiago Maia, Gabriel Jesus e Gabriel.

A opção pelos mais velhos é uma tentativa clara da Colômbia de conquistar alguma vantagem contra rivais olímpicos que muitas vezes poucos são experimentados.

Ao contrário de alguns times, como a Dinamarca, goleada por 4 a 0 pelo Brasil na quarta-feira, que levou ao Rio jogadores que ainda nem estrearam como profissionais, a equipe sul-americana prima pela experiência.

O goleiro Cristian Bonilla, 23, do Atlético Nacional, atua entre os adultos há sete temporadas. Já o zagueiro Deivy Balanta, 22, do Júnior de Barranquilla, parou de jogar na base e foi promovido ao time principal em 2010.

Além disso, sete dos colombianos olímpicos, inclusive os "veteranos" Dorlan Pabón (ex-São Paulo) e Teo Gutiérrez, já atuaram na seleção principal. O volante Sebastián Pérez, outro do Atlético Nacional, foi inclusive titular em boa parte da Copa América Centenário, dois meses atrás.

Pérez, Bonilla, Felipe Aguilar, Arley Rodríguez e Miguel Borja acabaram de conquistar a Libertadores pelo Nacional. O último, inclusive, foi o herói do título.

Borja, um atacante de 23 anos que atuou por dois anos no Campeonato Italiano, marcou os quatro gols da semifinal contra o São Paulo e também o da vitória por 1 a 0 sobre o Independiente del Valle, na decisão do torneio continental.

O vencedor do confronto entre Brasil e os "velhinhos" da Colômbia jogará pela medalha olímpica na quarta-feira, contra Coreia do Sul e Honduras.


Mais de Seleções:

Por título inédito, Portugal rejuvenesce 2,5 anos em 18 dias
Pela 1ª vez, jogadores negros serão maioria na final da Eurocopa
– Mês das seleções pode colocar Brasil atrás de Gales no ranking da Fifa
Saiba como era o futebol quando a Argentina foi campeã pela última vez
– Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.