Topo

Rafael Reis

Eles deixaram os maiores clubes do mundo e ainda estão desempregados

Rafael Reis

09/08/2016 06h30

Eles são famosos e acostumados a jogar nos principais clubes do planeta, mas não tiveram seus contratos renovados no fim da última temporada e agora estão na fila do desemprego, ainda à procura de um novo time para darem sequência a suas carreiras.

Apresentamos sete nomes do primeiro escalação do futebol mundial que ainda não sabem onde irão jogar nos próximos nove meses.

A lista tem vencedor da última Liga dos Campeões, campeão mundial, ex-estrela do Barcelona e veteranos que já contribuíram muito para o esporte.

Não fazem parte da lista jogadores brasileiros que vivem essa situação, como o lateral direito Maicon (ex-Roma) e o zagueiro Alex (ex-Milan), e nem atletas que estão na lista de negociáveis, mas ainda têm contrato em vigor, como o alemão Schweinsteiger (Manchester United) e o problemático Balotelli (Liverpool).

ÁLVARO ARBELOA
Espanhol
32 anos
Lateral
Arbeloa
Campeão mundial e bi da Eurocopa com a seleção espanhola, ganhou até festa da torcida do Real Madrid no Santiago Bernabéu ao se despedir do clube que defendeu ao longo das últimas sete temporadas. Passou o mês de julho inteiro conversando sobre uma transferência para o Milan, mas as indefinições sobre o futuro do clube travaram a mudança. Agora que o time italiano foi vendido aos chineses, pode retomar as negociações.

MARK SCHWARZER
Australiano
43 anos
Goleiro
Schwarzer
Veteraníssimo goleiro com passagem pelo Chelsea e presença em duas Copas do Mundo, foi campeão inglês como reserva do Leicester na última temporada. Aos 43 anos e fora dos planos do surpreendente time azul, poderia tranquilamente encerrar sua carreira. Mas Schwarzer ainda não desistiu do futebol. Seu plano é retornar para a Austrália, de onde saiu há mais de duas décadas.

MARTÍN CÁCERES
Uruguaio
29 anos
Zagueiro e lateral

Dadas a nacionalidade do jogador e sua dificuldade para se reposicionar no mercado depois de ser dispensado pela Juventus, é um nome que clubes brasileiros poderiam pensar em tentar a contratação. Bastante experiente e também polivalente, Cáceres pode jogar em todas as posições da defesa e é titular da seleção uruguaia. Machucado, só deve voltar aos campos em outubro. Nos últimos dias, surgiram rumores de que pode acertar com Milan, Fiorentina ou Racing, da Argentina.

MARTÍN DEMICHELIS
Argentino
35 anos
Zagueiro
Demichelis
É outro que poderia tranquilamente atuar no Brasil. Titular da Argentina vice-campeã mundial há dois anos, deixou o Manchester City por não fazer parte dos planos do novo técnico da equipe, o espanhol Pep Guardiola. Demichelis, que também passou por Bayern de Munique e Atlético de Madri, tem como destino mais provável o Campeonato Espanhol, já que negocia para jogar pelo Espanyol nesta temporada.

PHILIPPE MEXÈS
Francês
34 anos
Zagueiro

Por muito tempo considerado um dos melhores zagueiros do futebol italiano, decaiu junto com o futebol do Milan nas últimas temporadas e hoje nem tem time para jogar. Está tão esquecido que seu nome praticamente nem tem aparecido nas tradicionais especulações publicadas pela imprensa nesta época do ano. Apenas o Olympique de Marseille chegou a mostrar algum interesse em contratá-lo.

SEYDOU KEITA
Malinês
36 anos
Meia
Keita
Apesar da idade elevada, o ex-jogador do Barcelona ainda foi um nome importante para a Roma na última temporada. Como sabe que dificilmente continuará atuando por um clube de primeira grandeza e, assim, deve ter um calendário menos apertado nos próximos meses, Keita já declarou ter como objetivo para o futuro próximo voltar a defender a seleção de Mali.

TOMÁS ROSICKY
Tcheco
35 anos
Meia
Rosicky
Depois de dez anos de Arsenal marcados por algumas demonstrações de ótimo futebol e incontáveis e intermináveis passagens pelo departamento médico, o talentoso meia tcheco está livre no mercado. Sua ideia é voltar para o Sparta Praga, clube onde começou a carreira e jogou até 1999. Mas, por enquanto, ele se recupera de uma contusão… no departamento médico do Arsenal.


Mais de Cidadãos do Mundo

Pode acreditar: Iraque tem promessa comparada a Roberto Carlos e Bale
5 gringos que fizeram sucesso por aqui e ainda devem voltar ao Brasil
Sem juízo, astro de adversário do Brasil realizou sonho de imitar Higuita
Brasil ou África? Rival da estreia olímpica, gremista admite mudar de lado
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.