Topo

Rafael Reis

Em busca de futuro astro, City torra R$ 300 mi e monta seleção sub-20

Rafael Reis

03/08/2016 13h19

A contratação de Gabriel Jesus, anunciada nesta quarta-feira, não é um fato isolado para o Manchester City. Mas sim parte de um projeto que pretende levar para o clube inglês os futuros protagonistas do futebol mundial.

É por isso que o endinheirado time do xeque Mansour bin Zayed al Nahyan, de Abu Dhabi, já gastou 83 milhões de euros (R$ 302 milhões) nesta janela de transferências apenas com reforços que ainda são sub-20.

Jesus custou 32 milhões de euros. O colombiano Marlos Moreno, campeão da Libertadores pelo Atlético Nacional, mais 9 milhões. O ucraniano Oleksandr Zinchenko, outros 2 milhões. E o alemão Leroy Sané, o mais caro de todos, saiu do Schalke 04 por 50 milhões.

Gabriel Jesus

Em comum entre os quatro, além da juventude, está o fato de serem muito talentosos e habilidosos. Diamantes ainda brutos para serem lapidados por Pep Guardiola, em sua primeira experiência no futebol inglês.

O destino dos reforços é a prova de que eles foram contratados pensando não no hoje, mas sim no amanhã.

Sané é o único dos garotos adquiridos nesta janela que devem receber chances imediatas nas partidas mais importantes equipe principal do City.

Enquanto isso, o brasileiro ficará até o fim do ano no Palmeiras, o colombiano deve ser emprestado ao La Coruña para ganhar experiência e o ucraniano deve ser cedido a um clube menor ou atuar pelo time reserva para ter mais minutos em campo.

Em quase dez anos de riqueza, o City sonhou com Messi, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Neymar, mas nunca conseguiu captar um verdadeiro protagonista capaz de liderar a equipe à inédita conquista da Liga dos Campeões –o argentino Agüero é quem mais chegou perto disso.

Agora, percebeu que, se quiser esse jogador, terá de produzi-lo dentro de casa. É em busca desse futuro astro que resolveu montar uma verdadeira seleção mundial sub-20.


Mais de Clubes

– Betty, a Feia e refrigerante de maçã financiam finalista da Libertadores
– Real gasta menos em reforços que Rubin Kazan e Bournemouth; veja lista
– Após "limpa" no Brasil, mercado da China agora foca Europa; veja nomes
– Por que o City foi à Austrália contratar o 2º reforço da era Guardiola?
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.