Topo

Rafael Reis

5 garotos que ameaçam o inédito ouro olímpico do Brasil no futebol

Rafael Reis

02/08/2016 06h00

O Brasil é favorito para a conquista do ouro olímpico. Tem boas promessas, um treinador alinhado com o que de mais moderno existe no futebol e Neymar, de longe a maior estrela da modalidade nos Jogos.

Mas isso não significa que a seleção sairá do Rio de Janeiro com o tão sonhado título inédito.

Mesmo muito desfalcados devido às restrições impostas pelos clubes europeus a liberação de jogadores, os adversários brasileiros também têm suas armas para subir ao degrau mais alto do pódio.

Apresentamos agora cinco garotos com até 23 anos, idade máxima de 15 dos 18 jogadores do elenco de cada seleção olímpica, que são ameaças para a medalha de ouro brasileira.

ÁNGEL CORREA
Argentina
Meia-atacante
21 anos
Atlético de Madri (ESP)

Revelação do San Lorenzo campeão da Libertadores em 2014, foi para a Europa há dois anos como promessa de craque. Ainda não explodiu, até porque perdeu praticamente todo seu primeiro ano no Velho Continente devido a um problema no coração. Recuperado, é hoje um reserva útil para o Atlético de Madri, tanto que marcou oito gols na última temporada. Já estreou na seleção adulta da Argentina.

JULIAN BRANDT
Alemanha
Meia-atacante
20 anos
Bayer Leverkusen (ALE)
Julian Brandt
Eleito o melhor jogador do seu país nas categorias sub-17 e sub-18, Brandt passou por todas as seleções de base e entrou na lista preliminar de convocados da Alemanha para a Eurocopa. Ponta que alia velocidade e técnica pelo lado esquerdo do campo, ele se tornou titular do Leverkusen durante a última temporada e participou diretamente de 18 gols (balançou as redes dez vezes e deu oito assistências).

MIGUEL BORJA
Colômbia
Atacante
23 anos
Atlético Nacional (COL)
Miguel Borja
O torcedor do São Paulo conhece bem o centroavante da seleção colombiana. Contratado pelo Atlético Nacional no mês passado, o atacante marcou os quatro gols que eliminaram o time brasileiro na semifinal da Libertadores e, de quebra, fez o gol do título contra o Independiente del Valle. Apesar de jovem, Borja já é bastante rodado e jogou até no Campeonato Italiano, onde defendeu o Livorno entre 2013 e 2015.

TAKUMA ASANO
Japão
Atacante
21 anos
Arsenal (ING)
Takuma Asano
Raro exemplo de jogador japonês que ganha destaque ainda no começo da carreira, Asano convenceu Arsène Wenger a busca-lo no Oriente para defender o Arsenal a partir desta temporada. O atacante já conquistou dois títulos nacionais pelo Sanfrecce Hiroshima e foi considerado o melhor jogador jovem da última edição da J. League.

UMAR SADIQ
Nigéria
Atacante
19 anos
Roma (ITA)
Umar Sadiq
Tem apenas seis jogos e dois gols como profissional. Mas, apesar da pouca experiência, é tratado como jogador muito acima da média na Roma e na Itália. Culpa do ótimo desempenho  que acumulou na base do Spezia. Foram 26 gols em 24 partidas, média superior a uma comemoração por jogo. Sadiq já teve recusada uma proposta superior a 12 milhões de euros feita pelo Arsenal para levar seu futebol à Inglaterra.


Mais de Cidadãos do Mundo

40% dos jogadores da Rio-2016 já estrearam na seleção principal
Vilão em 1996, Kanu passou por cirurgias cardíacas e brilhou em time falido
Futebol da Rio-2016 tem até jogador desempregado. E ele é "herdeiro" de CR7
Como Mourinho dominou "vestiário maluco" com Materazzi, Balotelli e Lúcio
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.