Topo

Rafael Reis

Betty, a Feia e refrigerante de maçã financiam finalista da Libertadores

Rafael Reis

27/07/2016 06h00

Favorito para conquistar na noite desta quarta-feira o título da Libertadores, o Atlético Nacional carrega no peito a marca da Postobon, maior empresa de refrigerantes da Colômbia. Mas bem que poderia ostentar em seu uniforme o rosto da Betty, a Feia.

É que a fábrica de bebidas, a RCN (rede de televisão responsável pela criação da novela que fez sucesso global), e o adversário do Independiente del Valle (EQU) possuem o mesmo dono.

Com patrimônio estimado em US$ 1,92 bilhão (R$ 6,3 bilhões), de acordo com a revista "Forbes", Carlos Ardila Lülle, 86, é o terceiro homem mais rico da Colômbia e o responsável direto pelo sucesso do Nacional, time de melhor campanha da competição sul-americana.

Betty, a Feia

Até 1996, quando foi comprado pelo empresário que fez fortuna vendendo principalmente refrigerantes de sabor maçã, o time alviverde era reconhecido internacionalmente apenas pelo sucesso que havia atingido quando era financiado por Pablo Escobar e o Cartel de Medellín –ganhou a Libertadores-1989 com um elenco bancado pelo dinheiro do tráfico de drogas.

Ao ser adquirido por Lülle, o Nacional se tornou o primeiro clube-empresa da Colômbia e passou a integrar um dos maiores conglomerados do país.

As Organizações Ardila Lülle contam com 80 empresas e geram mais de 40 mil empregos. Além da Postobon e da RCN, o grupo conta ainda com a cervejaria Heineken Colômbia, com vários canais de TV, emissoras de rádio, uma companhia telefônica, uma agência de modelos, concessionárias de veículos e empresas de agronegócios.

Com o dinheiro de Lülle, o Nacional se tornou a equipe número um da Colômbia, com sete títulos nacionais nos últimos dez anos e o vice-campeonato da Sul-Americana em 2014. Mas, assim como nos tempos do tráfico, continuou envolto em polêmicas.

Uma delas é que, entre 2010 e 2014, a Postobon, patrocinadora principal do Nacional e empresa do mesmo conglomerado do clube, era dona dos naming rights do Campeonato Colombiano, levantando suspeitas sobre a idoneidade da competição e um possível favorecimento à equipe de Medellín.

Além disso, a RCN, que, além de "Betty, a Feia", produziu a novela "Café com Aroma de Mulher", exibida no Brasil pelo SBT, é uma das emissoras que transmitem o torneio nacional. Situação bastante embaraçosa, não?

Após empatar por 1 a 1 com o Independiente del Valle no Equador, o Atlético Nacional precisa de uma vitória simples em casa nesta quarta para ganhar a segunda Libertadores de sua história. Um novo empate leva a decisão para a prorrogação e, caso a igualdade prossiga, para os pênaltis.


Mais de Clubes

– Real gasta menos em reforços que Rubin Kazan e Bournemouth; veja lista
– Após "limpa" no Brasil, mercado da China agora foca Europa; veja nomes
– Por que o City foi à Austrália contratar o 2º reforço da era Guardiola?
– Atlético de Madri mira grandes reforços para não perder Simeone e astros

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.