Topo

Rafael Reis

Real gasta menos em reforços que Rubin Kazan e Bournemouth; veja lista

Rafael Reis

26/07/2016 06h00

O Real Madrid não está sendo Real Madrid na janela de transferências para a montagem do elenco da temporada 2016/17 do futebol europeu.

O clube, responsável por cinco das dez contratações mais caras de todos os tempos, deixou de lado o protagonismo de anos anteriores e tem se portado como um mero coadjuvante no mercado da bola.

Faltando pouco mais de um mês para o fechamento da janela de transferências, o time espanhol é apenas o 22º clube do planeta que mais dinheiro gastou na chegada de jogadores desde maio, de acordo com o site "Transfermarkt".

Cristiano Ronaldo

Foram somente 30 milhões de euros (R$ 108 milhões) investidos até o momento, menos do que os gastos com contratações do chinês Shangai SPIG, do francês Monaco, do russo Rubin Kazan e do nanico inglês Bournemouth, por exemplo.

A lista dos mais gastões da janela é encabeçada pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, que já torrou 113,7 milhões de euros (R$ 409 milhões), seguido pela italiana Roma, pelos ingleses Manchester United e Liverpool e pelo espanhol Barcelona.

Mercado da Bola Internacional: quem chega e sai nos grandes europeus

Menos ousado no mercado que seus rivais nesta temporada, o Real preferiu manter o elenco que conquistou há dois meses o título da Liga dos Campeões da Europa a sair investindo em novos jogadores.

Seu único reforço já garantido é o atacante Álvaro Morata, revelado pelo próprio clube e que foi recomprado da Juventus após se destacar nas duas últimas temporadas pela gigante italiana.

O atual campeão europeu até chegou a se envolver em duas das maiores novelas da janela de transferência, as do meia francês Paul Pogba e do atacante brasileiro Gabriel Jesus. No entanto, de acordo com vários veículos da imprensa europeia, os dois jogadores estão muito mais próximos de jogar na Inglaterra do que ir para a capital espanhola.

Outro negócio que o Real perdeu foi a contratação do meia português André Gomes, que preferiu rumar para o maior rival do time merengue, o Barcelona.

O comportamento contido dos merengues no mercado afeta até mesmo a imprensa esportiva de Madri, acostumada nesta época do ano a publicar capas e mais capas de especulações sobre os próximos reforços do clube.

O drama era tanto que, na segunda-feira pela manhã, o "Marca" tinha como manchete uma notícia relacionada ao Atlético de Madri. Já o "As" apostava no único grande nome que o Real parece ter alguma chance de contratar nesta janela, o atacante Aubameyang, do Borussia Dortmund.

Valor investido em reforços na janela do meio do ano*

1º – Borussia Dortmund (ALE) – 113,7 milhões de euros
2º – Roma (ITA) – 95,9 milhões
3º – Manchester United (ING) – 80 milhões
4º – Liverpool (ING) – 79,9 milhões
5º – Barcelona (ESP) – 79,7 milhões
6º – Chelsea (ING) – 74,8 milhões
7º – Bayern de Munique (ALE) – 73 milhões
8º – Juventus (ITA) – 67,5 milhões
9º – Shangai SPIG (CHN) – 55,8 milhões
10º – Paris Saint-Germain (FRA) – 50,6 milhões
11º – Atlético de Madri (ESP) – 49 milhões
12º – Arsenal (ING) – 48 milhões
13º – Manchester City (ING) – 47 milhões
14º – Sevilla (ESP) – 45 milhões
15º – Monaco (FRA) – 42 milhões
16º – Newcastle (ING) – 39,5 milhões
17º – Leicester (ING) – 38,5 milhões
18º – Wolfsburg (ALE) – 37 milhões
19º – Tottenham (ING) – 36,5 milhões
20º – Rubin Kazan (RUS) – 32,6 milhões
21º – Bournemouth (ING) – 31,5 milhões
22º – Real Madrid (ESP) – 30 milhões

*negócios confirmados até o dia 25/07


Mais de Clubes

– Após "limpa" no Brasil, mercado da China agora foca Europa; veja nomes
– Por que o City foi à Austrália contratar o 2º reforço da era Guardiola?
– Atlético de Madri mira grandes reforços para não perder Simeone e astros
– Saiba quem o Real quer contratar para defender título da Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.