Topo

Rafael Reis

5 nomes da final da Libertadores que devem pintar em breve na Europa

Rafael Reis

20/07/2016 06h00

Independiente del Valle e Atlético Nacional iniciam nesta quarta-feira a disputa de uma decisão de Libertadores que, se não exala tradição como tantas outras do passado, está cheia de bons valores individuais.

Os equatorianos participam pela primeira vez da final da competição interclubes mais importante das Américas, enquanto os colombianos buscam seu segundo título –foram campeões em 1989.

Ambos possuem nomes que certamente estão na lista dos olheiros a serviço dos clubes europeus e que em breve vão pintar no futebol do Velho Continente.

Mostramos agora cinco dos principais alvos dos times da Europa que estarão em campo na decisão desta e da próxima quarta, os favoritos para trocar a Libertadores pela Liga dos Campeões ou Liga Europa.

MARLOS MORENO
Idade: 19 anos
Posição: Meia-atacante
Nacionalidade: Colombiano
Clube: Atlético Nacional
Quem quer? Manchester City (ING)
Marlos Moreno
Principal jogador do time de melhor campanha da Libertadores, Marlos Moreno já tem, de acordo com o técnico da seleção olímpica da Colômbia, Carlos Restrepo, destino certo depois da próxima semana. De acordo com o treinador, o meia-atacante será contratado pelo Manchester City. A tendência, segundo a imprensa inglesa, é que o destaque do Atlético Nacional seja repassado por empréstimo ao La Coruña por uma temporada antes de ser aproveitado por Pep Guardiola.

ARTURO MINA
Idade: 25 anos
Posição: Zagueiro
Nacionalidade: Equatoriano
Clube: Independiente del Valle
Quem quer? Everton (ING), Southampton (ING) e West Ham (ING)
Mina
Titular da seleção equatoriana, Arturo Mina iria para o Atlético-MG caso o Independiente del Valle caísse antes da final da Libertadores. Mas a ida do seu clube para a decisão e o fechamento da janela de contratações internacionais para times brasileiros colocaram o zagueiro novamente no mercado.  Os destinos mais prováveis do defensor agora são a Premier League ou o River Plate.

DAVINSON SÁNCHEZ
Idade: 20 anos
Posição: Zagueiro
Nacionalidade: Colombiano
Clube: Atlético Nacional
Quem quer? O Ajax (HOL) já contratou
Davinson Sanchez
Zagueiro de muita velocidade e porte físico avantajado (1,87 m), Sánchez chegou a negociar uma transferência para o Barcelona, mas recusou a ida para o clube catalão ao saber que jogaria inicialmente no time B e por crer que a promoção para a equipe principal seria uma tarefa muito complicada. Com isso, preferiu jogar pelo Ajax, onde poderá desenvolver seu futebol antes de partir para um centro mais importante.

JOSÉ ANGULO
Idade: 21 anos
Posição: Atacante
Nacionalidade: Equatoriano
Clube: Independiente del Valle
Quem quer? Atlético de Madri (ESP), Sevilla (ESP), Palermo (ITA), Stoke City (ING) e Monaco (FRA)

Autor de seis gols na Libertadores e vice-artilheiro da competição, o atacante teve rejeitada na semana passada uma proposta feita pelo Palmeiras de US$ 4 milhões (R$ 13 milhões) por 50% dos seus direitos econômicos. A expectativa dos seus representantes é que José Ângulo possa se transferir para a Europa logo depois do torneio continental. A esperança está liga ao fato de um dos seus agentes ser Gustavo Mascardi, que também dirige a carreira da estrela argentina Paulo Dybala.

SEBASTIÁN PÉREZ
Idade: 23 anos
Posição: Volante
Nacionalidade: Colombiano
Clube: Atlético Nacional
Quem quer? Barcelona (ESP), Sevilla (ESP) e Porto (POR)
Sebastian Perez
Titular do meio-campo da Colômbia em parte da Copa América Centenário, o volante já quase foi para a Europa três anos atrás, quando passou por um teste no Arsenal, mas não pode ser contratado devido à falta de visto de trabalho. Nos últimos meses, o jogador apareceu na lista de possíveis reforços de Barcelona, Sevilla e Porto. Mesmo que não saia nesta janela de transferências, a ida para a Europa parece apenas uma questão de tempo para Sebastián Pérez.


Mais de Cidadãos do Mundo

Maria Chuteira ataca de empresária e brilha na janela de transferências
Herói de Portugal ganhava um pedaço de carne por gol marcado
Artilheiro da Euro, Griezmann cogitou trocar de seleção e defender Portugal
Astros da França, Griezmann e Pogba já foram suspensos da seleção

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.