Topo

Rafael Reis

Anelka não é do Galo. Então, por onde ele anda?

Rafael Reis

29/06/2016 06h00

"Anelka é do Galo". Esse post, publicado pelo então presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, em seu perfil no Twitter, na madrugada de 6 de abril de 2014, já foi compartilhado mais de 28 mil vezes desde então.

Até hoje, a mensagem escrita pelo cartola volta à tona quando algum clube anuncia uma contratação impactante que acaba não se concretizando. O tweet de Kalil virou sinônimo de negócio que deu errado.

Dois anos depois de recusar a transferência para o futebol brasileiro e até mesmo produzir um vídeo negando ter assinado contrato com o Atlético-MG, o atacante francês com passagem por Paris Saint-Germain, Arsenal, Real Madrid e Chelsea vive um momento de indefinição na carreira.

Anelka

Aos 37 anos, Anelka está sem disputar uma partida oficial desde novembro. Seu último gol foi marcado já faz muito tempo, um ano e sete meses atrás.

O centroavante francês participou das duas últimas temporadas da Superliga Indiana, maldosamente apelidada de "Liga dos Aposentados", por reunir veteranos como Del Piero, Lúcio, Trezeguet e Ljungberg.

Em 2014, logo depois de recusar a proposta do Atlético-MG, Anelka assinou contrato para disputar a primeira edição do campeonato pelo Mumbai City. No ano passado, voltou à equipe conciliando as funções de técnico e jogador.

Ao fim da última temporada, incomodado com os resultados negativos, disse que dificilmente retornaria ao futebol da Índia. Seu cargo como treinador já foi preenchido, mas o de jogador, ainda não –a liga começa apenas em outubro.

Com o futuro indefinido, Anelka tem utilizado suas contas em redes sociais para comentar jogos da Eurocopa e aproveitado o tempo livre para se dedicar a algo que sabe tão bem quanto fazer gols: ganhar dinheiro (não à toa defendeu 12 clubes em 20 anos como profissional).

Em maio, o francês inaugurou em Tournai, na Bélgica, sua primeira escolinha de futebol exclusiva para a formação de atacantes. Ele também é consultor de um fundo de investimentos que comprou no ano passado um clube da quarta divisão belga.

Não, Anelka não é do Galo. Nunca foi. E, já praticamente aposentado dos gramados, é certo dizer também que: nunca será.


Mais de Cidadãos do Mundo

Se confirmado adeus, Messi será 1º gênio a largar a seleção antes dos 30
Goleiro da Islândia disputou a Euro-2012, mas foi a Euro da música
Celeiro de craques, escola revelou 4 titulares da seleção alemã
5 destaques da Copa América Centenário para seu time contratar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.