Topo

Rafael Reis

Se confirmado adeus, Messi será 1º gênio a largar a seleção antes dos 30

Rafael Reis

27/06/2016 15h31

Caso cumpra sua promessa de não jogar mais pela Argentina, feita após a derrota nos pênaltis para o Chile, na decisão da Copa América Centenário, no domingo, Lionel Messi terá a aposentadoria da seleção mais precoce entre os gênios do futebol mundial.

Nenhum dos maiores nomes da história da modalidade deixou de defender o país onde nasceu (ou que o acolheu durante a carreira, casos de Di Stéfano e Puskas) antes dos 30 anos.

Messi

Messi, que atua pela seleção principal da Argentina desde 2005 e nunca foi campeão por ela, completou 29 anos na última sexta-feira, dois dias antes de perder pênalti contra o Chile, ser vice da Copa América e anunciar o adeus.

Levando em consideração a longevidade dos outros grandes craques do futebol, o camisa 10 do Barcelona ainda teria condições de disputar mais uma ou duas edições da Copas do Mundo.

Entre os maiores da história, Pelé e Johann Cruyff foram os que deixaram a seleção mais cedo, aos 30 anos.

O astro brasileiro aposentou-se em julho de 1971, em um amistoso contra a Iugoslávia. Já Cruyff vestiu pela última vez a camisa da Holanda em 1977 –no ano seguinte, recusou convite para jogar a Copa do Mundo de 1978, na Argentina.

O que os fãs do futebol de Messi mais desejam é que o melhor jogador do planeta imite outro camisa 10 histórico.

Zidenine Zidane aposentou-se da seleção em 2004, aos 32 anos, mas voltou atrás um ano depois e jogou a Copa-2006. Conseguiu levar os franceses ao vice-campeonato na Alemanha e despediu-se do futebol com uma cabeçada no peito de Materazzi.

COM QUE IDADE OS GÊNIOS DO FUTEBOL SE DESPEDIRAM DA SELEÇÃO?

Pelé (BRA) – 30 anos
Johann Cruyff (HOL) – 30 anos
Franz Beckenbauer (ALE) – 31 anos
Michel Platini (FRA) – 31 anos
Eusébio (POR) – 31 anos
Garrincha (BRA) – 32 anos
Diego Maradona (ARG) – 33 anos
Ronaldo (BRA) – 34 anos
Zinedine Zidane (FRA) – 34 anos
Alfredo di Stéfano (ARG/COL/ESP) – 35 anos
Ferenc Puskás (HUN/ESP) – 35 anos
Romário (BRA) – 39 anos


Mais de Cidadãos do Mundo

Goleiro da Islândia disputou a Euro-2012, mas foi a Euro da música
Celeiro de craques, escola revelou 4 titulares da seleção alemã
5 destaques da Copa América Centenário para seu time contratar
Filho de banqueiro, capitão francês nasceu rico e sonhava com Roland Garros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.