Topo

Rafael Reis

Celeiro de craques, escola revelou 4 titulares da seleção alemã

Rafael Reis

21/06/2016 06h00

O orientador vocacional da Gesamtschule Berger Feld, em Gelsenkirchen, cidade de 257 mil habitantes na região oeste da Alemanha, não tem nem dúvida quando um garoto de porte atlético e habilidades motoras bem desenvolvidas vai até ele para discutir seu futuro. "Você será jogador de futebol", é a resposta quase que automática.

É que a escola, que conta com mais de 1.300 alunos do 5º ao 12º ano (equivalentes no Brasil à segunda fase do ensino fundamental e ao ensino médio), é um verdadeiro celeiro de atletas do esporte número um do planeta.

Ozil e Neuer

Nada menos do que quatro titulares da seleção alemã, que joga nesta terça-feira contra a Irlanda do Norte por vaga nas oitavas de final da Eurocopa, passaram pelas salas de aula e campos de futebol da Gesamtschule Berger Feld.

O goleiro Manuel Neuer, 30, o lateral direito Benedikt Höwedes, 28, e o meia Mesut Özil, 27, chegaram inclusive a jogar juntos no time da escola. Bem mais novo, o meia Julian Draxler, 22, também estudou lá.

Além dos quatro titulares, o meia-atacante Leroy Sané, 20, é outro ex-aluno da escola.

Localizada a apenas 800 metros do centro de treinamentos do Schalke 04, clube formador dos cinco jogadores citados acima, a Gesamtschule Berger Feld é uma escola pública, sem processo seletivo para a matrícula e tem um projeto pedagógico que valoriza a prática esportiva.

A escola possui certificação da federação alemã, que a classificou como um dos centros educacionais de elite futebolística no país, e faz parte de um programa de intercâmbio da União Europeia através de festivais esportivos.

O projeto esportivo da Gesamtschule Berger Feld faz com que ela seja procurada por muitos garotos da região que pretendem se tornar jogadores de futebol.

Gesamtschule Berger Feld

No ano letivo 2015/16, a escola teve 56 estudantes que estavam nas categorias de base de algum clube (Schalke 04, Duisburg, Bochum, Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach).

Nos últimos dez anos, pelo menos 23 dos seus ex-alunos estrearam na Bundesliga, a primeira divisão alemã.

Além do futebol, a Gesamtschule Berger Feld conta com programas específicos de treinamento em mais três modalidades: judô, remo e BMX.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 destaques da Copa América Centenário para seu time contratar
Filho de banqueiro, capitão francês nasceu rico e sonhava com Roland Garros
Galã da Euro, Giroud é louco por Beckham e já posou nu
Multinacional: 16% dos inscritos na Copa América já jogaram no Brasil

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.