Topo

Rafael Reis

O pesadelo recomeça: China abre hoje sua janela de transferências

Rafael Reis

20/06/2016 06h00

O torcedor que deseja ver seu time forte para o segundo semestre no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil tem um bom motivo para ficar preocupado nas próximas três semanas e meia.

É que a partir desta segunda-feira, e até o dia 14 de julho, os clubes chineses estão novamente liberados para contratar e inscrever novos jogadores.

A apreensão dos brasileiros se explica pelo que aconteceu na última janela de transferências, entre janeiro e fevereiro.

Ricardo Oliveira

Com investimento recorde de 398 milhões de euros (mais de R$ 1,5 bilhão) em reforços, os orientais levaram para a Ásia o zagueiro Gil, o volante Ralf, os meias Jadson e Renato Augusto, o meia-atacante Geuvânio e o atacante Luís Fabiano, além de estrelas internacionais do porte do argentino Lavezzi, do colombiano Jackson Martínez e do marfinense Gervinho.

Desta vez, o mercado tende a ser um pouco mais discreto, já que o Campeonato Chinês está em pleno andamento e os elencos de todos os clubes estão devidamente montados.

Além disso, como todas as equipes da primeira divisão já atingiram o limite de cinco estrangeiros por time (sendo que um deles precisa necessariamente ser asiático), novos gringos só poderão ser contratados para substituir os que já estão por lá.

Um exemplo: se o Guangzhou Evergrande, time dirigido por Luiz Felipe Scolari e líder da competição, quiser buscar um novo estrangeiro, ele terá de liberar, emprestar ou rebaixar para a equipe B Paulinho, Ricardo Goulart, Jackson Martínez ou Alan. Se esse reforço for asiático, o sul-coreano Kim Young-Gwon poderá ser cortado.

Mas, apesar da limitação, os clubes brasileiros dificilmente passarão batidos pela nova janela de transferências da China.

Foram vários os rumores nos últimos meses que apontaram possíveis transferências de astros dos clubes daqui para a mais rica liga nacional da Ásia no meio do ano.

O caso mais conhecido é o do volante corintiano Elias, que estava apalavrado com o Shandong Luneng até a queda do técnico brasileiro Mano Menezes.

Além do titular da seleção, os chineses conversaram recentemente e podem fazer uma investida pelos atacantes Ricardo Oliveira e Gabriel, ambos do Santos, Nenê (Vasco) e Guerrero (Flamengo).

Outros jogadores que já tiveram seus nomes ligados a possíveis transferências para o futebol chinês são o meia Diego Souza (Sport), o atacante Lucas Pratto (Atlético-MG) e Alexandre Pato (Corinthians).

Certo é que, até o dia 14, o torcedor brasileiro vai viver a tensão da possibilidade dos principais jogadores do seu time fazerem um negócio da China.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Com aval de técnico, brasileiro aguarda passaporte para defender a Bélgica
– Cria do Corinthians investe em lado empresário e vende "Libertadores"
– Com Tite, Brasil tem técnico mais vitorioso das seleções da América
Caminho de volta: 7 nomes que estão na China e seu time pode repatriar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.