Topo

Rafael Reis

Com aval de técnico, brasileiro aguarda passaporte para defender a Bélgica

Rafael Reis

18/06/2016 06h00

A partir de novembro, é possível que a Bélgica, vice-líder do ranking da Fifa e seleção europeia melhor posicionada na lista classificatória da entidade, passe a ter um pouco de sangue brasileiro em seu elenco.

O penúltimo mês do ano é o previsto para o meia-atacante Fernando Canesin, 24, receber o passaporte belga e passar a ter condições legais de atuar ao lado de Hazard, Romelu Lukaku e De Bruyne.

O jogador, que atua no Oostende, quinto colocado no último Campeonato Belga, marcou sete gols e deu 10 assistências na última temporada, o suficiente para encantar o técnico da seleção Marc Wilmots.

Fernando Canesin

"O meu treinador no Oostende [o ex-meia Yves Vanderhaeghe] é muito próximo dele e já me disse que ele está de olho em mim e sempre quer saber como está minha situação. Pedi a naturalização pensando em uma transferência futura, mas também para jogar pela seleção", afirma.

Natural de Ribeirão Preto, Canesin pouco jogou no Brasil. O meia passou pelas categorias de base do Rio Branco de Americana, defendeu o Olé Brasil e foi negociado com o Anderlecht, da Bélgica, quando tinha apenas 17 anos.

"Aprendi muito na Bélgica. Não só a língua [francesa], que demorou seis ou sete meses. Mas principalmente na questão da disciplina e na parte tática. Foi bom para mim ter chegado tão novo porque ainda passei pela base e peguei um pouco do estilo de jogo deles."

À espera da conclusão do seu processo de naturalização e de uma primeira chance na seleção, Canesin acompanha de perto os belgas na Eurocopa.

Antes do início da competição, ele ligou para o lateral esquerdo Jordan Lukaku, seu companheiro de time e amigo desde a adolescência, para desejar boa sorte.

E, mesmo com a derrota por 2 a 0 para a Itália, segunda-feira, na estreia belga na competição, Canesin diz que a seleção vermelha está confiante como nunca e sonha alto na França.

"Nunca teve tanto ibope para a seleção quanto agora. O treinador sempre fala para os jogadores que eles têm grande chance de conquistarem a Euro. Time para isso, eles têm", completa o brasileiro.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Cria do Corinthians investe em lado empresário e vende "Libertadores"
– Com Tite, Brasil tem técnico mais vitorioso das seleções da América
Caminho de volta: 7 nomes que estão na China e seu time pode repatriar
7 medalhões e apostas do Mundo Árabe para seu time contratar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.