Topo

Rafael Reis

7 medalhões e apostas do Mundo Árabe para seu time contratar

Rafael Reis

07/06/2016 06h00

Em tempos de busca de reforços para o segundo semestre, é sempre bom os clubes brasileiros darem uma olhada nas possibilidades existentes no Mundo Árabe.

O termo, que passou a ser adotado no linguajar do futebol há cerca de uma década, engloba as principais ligas nacionais do Oriente Médio, como as de Qatar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

O Mundo Árabe paga bem, muito bem. É por isso que costuma atrair tantos jogadores acostumados a atuar nos times de primeiro escalão por aqui.

Mas o estilo de vida recluso imposto pelo islamismo, com sérias limitações a vida noturna, consumo de álcool e restrições ao comportamento feminino, aliado à distância de casa e o "desaparecimento' para os brasileiros faz com que as experiências por lá costumem ser curtas.

Sendo assim, vamos a sete bons reforços disponíveis no Mundo Árabe para as equipes brasileiras.

ÉVERTON RIBEIRO
Meia
27 anos
Al-Ahli (EAU)
Everton
O meia era bicampeão nacional e o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro quando decidiu trocar o Cruzeiro pelos Emirados Árabes, um ano e meio atrás. Éverton Ribeiro continua muito bem e ganhou o título nacional da última temporada com o Al-Ahli. Mas a transferência lhe custou o lugar na seleção que ocupava até então. Éverton sabe que dificilmente voltará ao radar de Dunga se não mudar de liga. Palmeiras e São Paulo já sonharam em repatria-lo.

ROMARINHO
Atacante
25 anos
E-Jaish (QAT)
Romarinho
Assim como Éverton Ribeiro, vive grande fase no Mundo Árabe. Por lá há dois anos, desde que saiu do Corinthians, Romarinho virou artilheiro, já marcou mais de 40 gols e conquistou a Copa do Qatar. O momento positivo e os 7,5 milhões de euros (R$ 30 milhões, na cotação atual) investidos em sua contratação dificultam sua saída do El-Jaish. Mas, dependendo da vontade do jogador, tudo pode mudar.

THIAGO NEVES
Meia
31 anos
Al-Jazira (EAU)
Thiago Neves
Caso raro de brasileiro que se adaptou bem ao Oriente Médio, acabou de terminar sua terceira temporada por lá, a primeira nos Emirados Árabes. Camisa 10 do Al-Jazira, tem dito que ainda pretende retornar ao Brasil, mas não agora. Pela história que possui no clube, o Fluminense seria o time mais adequado para convencê-lo a adiantar os planos.

NILMAR
Atacante
31 anos
Al-Nasr (EAU)
Nilmar
Um dos campeões em especulações no mercado brasileiro há anos, Nilmar está em sua segunda passagem pelo Oriente Médio. Depois de jogar no Qatar entre 2012 e 2014, o atacante trocou no ano passado o Internacional pelo Al-Nasr, dos Emirados Árabes. Em janeiro, o Atlético-MG chegou a sondar a possibilidade de trazer o atacante de volta ao Brasil, mas a resposta foi negativa.

MARQUINHO
Meia
29 anos
Al-Ahli (ARA)
Marquinho
Revelado pelo Palmeiras e com passagem por Botafogo e Fluminense, está fora do país desde 2012, quando foi contratado pela Roma. O tempo no exterior faz com que a maior parte dos torcedores praticamente ignorem Marquinho. Com o fim do seu empréstimo ao Al-Ahli, o brasileiro deve retornar à Udinese no segundo semestre. Boa chance para algum negociar com os italianos seu repatriamento.

DENILSON
Volante
28 anos
Al-Wahda (EAU)
Denilson
Liberado pelo São Paulo no desmanche feito no meio do ano passado, Denilson tem um salário milionário nos Emirados Árabes (cerca de R$ 500 mil), o que dificulta um pouco, mas não impossibilita sua liberação. Companheiro de Valdivia no Al-Wahda, foi titular durante a temporada toda, mas ficou longe da briga pelo título nacional –foi o terceiro colocado, 23 pontos atrás do campeão.

LUCAS MENDES
Zagueiro
25 anos
El-Jaish (QAT)
Lucas Mendes
Pouco lembrado no Brasil, o zagueiro e lateral esquerdo revelado pelo Coritiba tem a experiência europeia por dois anos no Olympique de Marselha. Negociado ao futebol do Qatar depois da chegada de Marcelo Bielsa ao clube francês, é companheiro de time de Romarinho. Trata-se de uma boa opção para quem deseja um defensor rápido e com boa saída de bola.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Diego, Souza, Mossoró: saiba quem seu time pode buscar na Turquia
– Mesmo sem Neymar, Brasil coloca 3 em seleção dos mais caros da Copa América
Conheça os brasileiros pré-convocados para disputar a Euro
De olho em estágio, autor de gol na Copa-10 encarou 3ª divisão da Alemanha

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.