Topo

Rafael Reis

Diego, Souza, Mossoró: saiba quem seu time pode buscar na Turquia

Rafael Reis

06/06/2016 06h00

O clube brasileiro que deseja repatriar no segundo semestre um jogador que está no exterior não deve olhar apenas para os principais mercados da Europa, como Espanha, Alemanha e Itália, ou para a China.

Normalmente relegada a um segundo plano e por vezes até esquecida pelo torcedor, a Turquia tem jogadores brasileiros conhecidos e que trariam um ganho de qualidade para a maior parte das equipes da Série A.

Listamos abaixo sete brasileiros que disputaram o Campeonato Turco na última temporada e que poderiam ser bons reforços imediatos para os clubes daqui.

DIEGO
Meia
31 anos
Fenerbahce
Diego
Vira e mexe aparece um clube brasileiro tentando repatriar o meia revelado pelo Santos no começo da década passada. O último foi o Palmeiras, que procurou o jogador meses atrás. Mas, até hoje, ninguém conseguiu convencê-lo a reduzir a pedida salarial para retornar ao país. O que facilita a negociação agora é que Diego tem só mais um ano de contrato no Fenerbahce e terminou a temporada em baixa, no banco de reservas.

FABIANO
Goleiro
28 anos
Fenerbahce
Fabiano
Formado nas categorias de base do São Paulo, teve poucas oportunidades no futebol brasileiro e só se destacou quando chegou a Portugal. Foi titular do Porto duas temporadas atrás, mas acabou emprestado ao Fenerbahce depois da contratação de Casillas. Com o fim do contrato na Turquia, pode retornar para o banco do clube português ou ser envolvido em uma nova negociação. É uma opção razoável para times com problemas na meta.

FERNANDÃO
Atacante
29 anos
Fenerbahce

Centroavante de passagem esquecível pelo Palmeiras, chegou ao Fener um ano trás, colocou Van Persie no banco e marcou 25 gols em sua primeira temporada. Mas perdeu fôlego e a posição no time na reta final do campeonato. A queda no desempenho torna possível acreditar que o clube turco pode aceitar uma proposta para liberá-lo em definitivo ou por empréstimo.

MÁRCIO MOSSORÓ
Meia
32 anos
Basaksehir

Destaque no Paulista que conquistou o título da Copa do Brasil em 2005, o meia está no exterior há nove temporadas e, apesar de ter mais um ano de contrato, não deve ter muita dificuldade de liberação caso queria voltar ao país. No Basaksehir, quarto colocado do último Campeonato Turco, marcou quatro vezes e deu seis assistências para gol na temporada mais recente.

RAMON MOTTA
Lateral esquerdo
28 anos
Antalyaspor
Ramon Motta
Lateral esquerdo com passagem por Vasco, Internacional, Flamengo e Vasco, foi contratado sem custos pelo Anatalyaspor em janeiro depois de ter sido liberado pelo Besiktas. Bom no apoio, deu quatro assistências em apenas meia temporada pelo novo clube. Não é o lateral dos sonhos, mas pode ser uma alternativa interessante para quem está com dificuldades na posição.

SOUZA
Volante
27 anos
Fenerbahce
Souza
Essa é uma opção para quem pode gastar um pouco mais. O volante, contratado do São Paulo no ano passado, é titular absoluto do Fenerbahce e realizou uma boa temporada no vice-campeão turco. No entanto, a ida para uma liga pouco observada por Dunga afastou Souza da seleção, e um retorno ao Brasil é a melhor forma de chamar a atenção do treinador e voltar a ser convocado.

WELLITON
Atacante
29 anos
Mersin
Welliton
Rebaixado com o Mersin, lanterna do Campeonato Turco, ficará sem contrato no fim do mês e está livre para assinar com um novo clube. Apesar do fracasso do seu time, fez sete gols e deu sete assistências na temporada. Foi mal no São Paulo, último time que defendeu por aqui, mas tem futebol suficiente para defender no mínimo time do meio de tabela do Brasileiro.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Mesmo sem Neymar, Brasil coloca 3 em seleção dos mais caros da Copa América
Conheça os brasileiros pré-convocados para disputar a Euro
De olho em estágio, autor de gol na Copa-10 encarou 3ª divisão da Alemanha
– Ex-SP, zagueiro joga em campeão europeu e sonha com música da Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.