Topo

Rafael Reis

Da universidade para a seleção, técnico da Croácia na Euro faz história

Rafael Reis

31/05/2016 12h00

Ante Cacic, 62, não precisa conquistar o título da Eurocopa ou nem mesmo levar a Croácia a uma campanha histórica na competição continental para se considerar um vencedor.

A comprovação do seu sucesso veio oito meses atrás quando recebeu o convite para se tornar o décimo técnico efetivo da história da seleção croata. E o primeiro que não jogou futebol profissionalmente.

Ao contrário dos ídolos locais Niko Kovac, Igor Stimac e Slaven Bilic, os três últimos a passarem pelo cargo, e de todos seus outros antecessores, Cacic aprendeu o esporte nos bancos de uma universidade.

Ante Cacic

Formado em educação física, ele foi um dos primeiros croatas a receber o certificado de treinadores emitido pela Uefa, passou os primeiros dos 30 anos de sua carreira dirigindo equipes menores.

"[Não ter sido jogador] talvez torne mais difícil receber boas oportunidades no começo porque os clubes têm mais confiança nos "grandes nomes", aqueles que tiveram uma carreira nos gramados. Mas, uma vez que você prove do que é capaz, será considerado igual aos outros. No fim, o mais importante é se você entende de futebol", disse Cacic, em entrevista ao blog.

Campeão croata com o Dínamo de Zagreb em 2012, o treinador estava no NK Lokomotiva quando foi chamado para assumir a seleção, que vinha de três tropeços consecutivos e perigava ficar fora da Euro.

A transformação do time foi imediata. Sob o comando de Cacic, a Croácia está invicta e acumula cinco vitórias e um empate.

"Não há regras no mundo dos técnicos. Alguns dos melhores treinadores do mundo não jogaram futebol profissionalmente, enquanto alguns dos grandes jogadores não viraram bons técnicos. O vestiário vai te respeitar pelo seu conhecimento e capacidade de treinar os jogadores, não por sua carreira como atleta."

Com o vestiário na mão, Cacic está empolgado sobre as chances croatas na Euro. O que enche seus olhos é o meio-campo cheio de jogadores acostumados a jogos importantes e que fariam parte de quase toda seleção no mundo.

Ivan Rakitic (Barcelona), Luka Modric e Mateo Kovacic (Real Madrid), Ivan Perisic e Marcelo Brozovic (Inter de Milão) são alguns dos nomes com os quais ele pode contar para a armação das jogadas.

"Acredito que a Croácia tem todo o direito de viajar para a França com otimismo e ambição. Temos vários jogadores de alto nível, como Modric e Rakitic. Podemos certamente atingir o sucesso, que eu considero chegar às quartas de final ou ir adiante."

Os croatas estreiam na Euro-2016 contra a Turquia, no dia 12 de junho. Espanha e República Tcheca são as outras seleções que integram o Grupo D.


Mais de Cidadãos do Mundo

Fã de brasileiro e cueca do Bob Esponja: 10 curiosidades sobre Griezmann
Simeone artilheiro e Zidane goleiro? Técnicos ensinaram "mal" seus filhos
Os 7 jogadores mais desejados da janela de transferências da Europa
10 nomes provam que não é preciso ser craque para jogar no Real ou Atlético

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.