Topo

Rafael Reis

Fã de brasileiro e cueca do Bob Esponja: 10 curiosidades sobre Griezmann

Rafael Reis

25/05/2016 06h00


Autor de 32 gols na temporada e três na fase final da Liga dos Campeões, o francês Antoine Griezmann, 25, é a principal esperança ofensiva do Atlético de Madri para vencer a decisão de sábado contra o Real Madrid e conquistar pela primeira vez o título europeu.

Contratado há dois anos da Real Sociedad, o jogador se tornou nas mãos de Diego Simeone um dos melhores atacantes do planeta e, de acordo com projeções do site "Transfermarkt", já vale o dobro dos 30 milhões de euros (R$ 119 milhões, na cotação atual) pagos em 2014.

Griezmann

Veloz, habilidoso e técnico, Griezmann é também uma das esperanças da seleção francesa que disputará em casa no próximo mês a Eurocopa-2016 e sonha com o primeiro título desde a aposentadoria de Zinedine Zidane, curiosamente o treinador do adversário do atacante na final da Liga dos Campeões.

Mas, afinal, quem é esse camisa 7 do Atleti, que tanto tem encantado os torcedores e os amantes do bom futebol? Contamos agora dez histórias de sua vida e carreira para que você o conheça melhor.

1 – SEU ÍDOLO É BRASILEIRO… E SURPREENDENTE
Griezmann e Sonny Anderson
Desde pequeno, Griezmann é fã incondicional de um jogador brasileiro. Mas engana-se quem pensa que ele gosta de Ronaldo, Romário, Rivaldo ou Ronaldinho. Torcedor do Lyon, Antoine se derrete mesmo é por Sonny Anderson, ex-atacante do Vasco que defendeu o time do coração do francês entre 1999 e 2003 e fez parte das duas primeiras conquistas nacionais do clube.

2 – FOI REJEITADO PELO TIME DE INFÂNCIA
O maior sonho do garoto Griezmann era jogar no Lyon. No entanto, o atacante foi rejeitado no teste que fez em seu clube de coração. Sochaux, Auxerre, Montpellier, Saint-Etienne e Metz também não o quiseram. O motivo era sempre mesmo: seu porte considerado franzino demais para um jogador de futebol (tem hoje 1,75 m e 72 kg).

3 – A CHANCE VEIO EM UM BILHETINHO
Descartado pelos principais times do seu país, Griezmann precisou deixar a França para ter uma oportunidade real de se tornar jogador de futebol. Aos 13 anos, foi descoberto por olheiro da Real Sociedad atuando um time pequeno de sua cidade (Macon). O observador colocou um bilhetinho no bolso de Antoine e pediu que ele só o lesse quando chegasse em casa. O papel era um convite para que ele se mudasse para a Espanha e jogasse na base do clube basco.

4 – ANIVERSÁRIO DOS CRAQUES
Griezmann divide sua data de aniversário (21 de março) com outro craque, Ronaldinho. A diferença é que o brasileiro, ex-astro do Barcelona, nasceu em 1980 e é 11 anos mais velho que ele. A data também marca o aniversário do lateral esquerdo espanhol Jordi Alba, do Barça, nascido em 1989.

5 – MÃO NA BOLA
Griezmann basquete
Griezmann não tem tamanho para ser jogador de basquete, mas bem que gostaria. O francês é fanático pelo esporte e um apaixonado pelo Chicago Bulls. Suas redes sociais estão cheias de fotos do atacante vestindo alguma roupa do antigo time de Michael Jordan e tietando os astos atuais da franquia, como Derrick Rose e Joakim Noah.

6 – CALÇA QUADRADA
O atacante do Atlético de Madri não esconde de ninguém que é muito fã do desenho "Bob Esponja". A paixão de Griezmann pela animação é tamanha que, quando ele defendia a Real Sociedad, sempre ia a campo usando uma cueca do personagem por baixo do calção do time azul e branco.

7 – GOL DENTRO DO CARRO

Em 2010, o atacante comemorou seu primeiro gol no Campeonato Espanhol, em uma vitória por 3 a 0 da Real Sociedad sobre o La Coruña, entrando dentro de um carro que estava estacionado na pista de atletismo do lado de fora do gramado.

8 – DIABINHO
O apelido de Griezmann no mundo do futebol é "Le Petit Diable" (O Pequeno Diabo, em tradução livre para o português), uma referência à baixa estatura e também ao bom futebol que inferniza seus marcadores.

9 – MAU MENINO
O atacante ficou suspenso da seleção francesa entre novembro de 2012 e dezembro de 2013 por fugir junto com mais quatro jogadores da concentração da equipe sub-21 antes de uma partida contra a Noruega, válida pela Eurocopa da categoria. Após a sanção, Griezmann estreou na seleção principal em março de 2014 e ainda foi convocado para a Copa do Mundo.

10  – TERRORISMO
Antoine quase perdeu sua irmã nos atentados terroristas a Paris em novembro do ano passado. Maud Griezmann estava no Bataclan, mas conseguiu sair viva da casa de shows que foi alvo de um dos ataques dos terroristas ligados ao Estado Islâmico.


Mais de Cidadãos do Mundo

Simeone artilheiro e Zidane goleiro? Técnicos ensinaram "mal" seus filhos
Os 7 jogadores mais desejados da janela de transferências da Europa
Jogador gay mais famoso do mundo encontrou aceitação em ex-time de Beckham
7 destaques da Libertadores que podem pintar no seu time no 2º semestre

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.