Topo

Rafael Reis

Os 5 brasileiros mais desejados da janela de transferências da Europa

Rafael Reis

23/05/2016 12h01

A cada ano, centenas de jogadores brasileiros deixam o país ou se transferem já no exterior em busca de melhores salários ou oportunidades na carreira.

Alguns deles são famosos (muitos famosos) e despertam a cobiça dos principais clubes do planeta.

Leia também: Os 7 jogadores mais desejados da janela de transferências da Europa

São astros que estão entre os nomes mais cobiçados da janela de transferências do futebol europeu e dividem as manchetes dos jornais do Velho Continente com Ibrahimovic, Mahrez e Cristiano Ronaldo.

Apesar de ela só abrir oficialmente no dia 1º de julho, quando os reforços poderão começar a ser registrados, as negociações já estão a todo vapor.

Saiba agora quem são os brasileiros mas desejados pelo futebol europeu no momento, aqueles que têm maior chance de vestir uma nova camisa na temporada 2016/17.

Leia também: Mercado da Bola Internacional: quem chega e sai nos grandes europeus

GABRIEL
19 anos
Atacante
Santos (BRA)
Gabriel
Artilheiro do Santos na conquista do Campeonato Paulista e convocado para defender a seleção brasileira na Copa América, o atacante está em alta no mercado internacional e corre risco de nem mais voltar ao clube. O jogador, que já teve no passado namoros com Wolfsburg e Real Madrid, recebeu no início do mês uma proposta do Borussia Dortmund. De acordo com o empresário Wagner Ribeiro, o Santos aceita negociar Gabriel por 30 milhões de euros (R$ 119 milhões).

GABRIEL JESUS
19 anos
Atacante
Palmeiras (BRA)
Gabriel Jeus
Maior revelação das categorias de base do Palmeiras nos últimos anos, chegou a aparecer na capa do jornal italiano "Gazzetta dello Sport" duas semanas atrás e deve ganhar mais exposição internacional durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no qual é nome certo. Juventus, Atlético de Madri e Manchester United foram os primeiros clubes a sondarem Gabriel Jesus, que tem multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 158 milhões).

LUCAS LIMA
25 anos
Meia
Santos (BRA)
Lucas Lima
O camisa 20 do Santos não esconde de ninguém há tempos que deseja se mandar para a Europa neste meio de ano. O destino mais provável do meia da seleção é o futebol português, já que o Porto tem interesse em contratá-lo e Lucas não gostaria de se transferir para um centro de menor exposição, como a China. Assim como Gabriel, pode nem mais voltar a jogar pelo Santos.

MARQUINHOS
22 anos
Zagueiro
Paris Saint-Germain (FRA)
Marquinhos
Já faz alguns anos que o zagueiro encabeça a lista de transferências do Barcelona para o setor defensivo. O que joga em favor da transferência nesta janela é o desejo de Marquinhos de ser titular absoluto em um time, o que não acontece no PSG. Para tentar convencer o brasileiro a ficar na capital francesa, o técnico Laurent Blanc até aumentou os minutos do zagueiro em campo na reta final da temporada. Resta saber se a tática dará certo.

NEYMAR
24 anos
Atacante
Barcelona (ESP)
Neymar
Apesar de estar próximo de renovar seu contrato com o Barcelona, o atacante brasileiro também é contratação bombástica sonhada por três grandes clubes europeus: Manchester United, Paris Saint-Germain e Real Madrid. No entanto, é pouco provável que Neymar troque de clube. A tendência é que ele use esses interesses apenas para descolar um salário maior na Catalunha.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Após frustração em 82, Cerezo conquistou há 25 anos seu primeiro "Mundial"
Contestado no Brasil, Firmino é decisivo no Liverpool e "salvo" por Klopp
– A caminho da Eurocopa, curitibano virou polonês depois de abaixo-assinado
– Brasileiro conta bastidores de 1º time campeão nacional com técnica mulher

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.