Topo

Rafael Reis

Neymar é o brasileiro mais caçado na Europa e só apanha menos que argentino

Rafael Reis

20/05/2016 12h00

Nenhum jogador brasileiro apanhou tanto nesta temporada do futebol europeu quanto Neymar.

De acordo com o site "Who Scored?", especializado nas estatísticas do esporte, o atacante do Barcelona, um reconhecido adepto das jogadas individuais e do drible, sofreu em média 3,8 faltas por partida disputada no Campeonato Espanhol.

A caça a Neymar é muito maior do que a qualquer outro atleta do país que tenha disputado uma das cinco ligas nacionais mais ricas da Europa na última temporada.

Neymar

Tanto que o volante Roger Bernardo, do alemão Ingolstadt, o segundo brasileiro que mais levou pontapés e puxões de adversários ao longo do último ano, apanhou quase 24% a menos que o astro da seleção e camisa 11 do Barça.

O ex-jogador do Palmeiras sofreu em média 2,9 faltas por partida. Com 2,3, outro volante, Danilo, do Valencia, completa o pódio dos mais caçados.

Curiosamente, vários volantes aparecem entre os brasileiros que mais apanharam na temporada. Além de Roger e Danilo, o ex-corintiano Petros (Betis), Fernando (Sampdoria) e Allan (Napoli) estão no top 10.

A diferença entre Neymar e os outros brasileiros não se justifica apenas pela fama do jogador, mas também pelo fato de que ele realmente apanhou demais na última temporada.

O brasileiro foi o segundo jogador mais caçado entre as cinco ligas analisadas (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França).

Apenas o meia-atacante argentino naturalizado italiano Franco Vázquez, que defende o Palermo, foi mais caçado do que ele, com média de 5,5 faltas sofridas por jogo.

OS BRASILEIROS MAIS CAÇADOS NA EUROPA

1º – Neymar (Barcelona) – 3,8 faltas sofridas por jogo
2º – Roger (Ingolstadt) – 2,9
3º – Danilo (Valencia) – 2,3
4º – Petros (Betis) – 2,3
5º – Deyverson (Levante) – 2,1
6º – Raffael (Borussia Mönchengladbach) – 2
7º – Fernando (Sampdoria) – 1,9
8º – Willian (Chelsea) – 1,9
9º – Allan (Napoli) – 1,8
10º – Diego (Reims) – 1,8


Mais de Resumo da Temporada

Mercado da Bola Internacional: quem chega e sai nos grandes europeus
Ex-Palmeiras é o brasileiro "rei do cartão" na Europa; veja o top 10
Com Neymar no topo, lista de "garçons" brasileiros tem Marlos e Taison
Jonas supera Neymar e é o artilheiro brasileiro na Europa; veja o top 10
De Neymar a ex-Fla: conheça os brasileiros campeões e rebaixados na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.