Topo

Rafael Reis

Leicester cabeça de chave e Guardiola a perigo: conheça a Champions 2016/17

Rafael Reis

20/05/2016 07h20

Nada do multimilionário Chelsea ou dos tradicionais Manchester United, Milan e Inter de Milão. Em compensação, espaço de gala para a primeira participação do surpreendente Leicester e estreia de um nanico russo.

A próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, a mais festejada competição interclubes do planeta, terá um certo cheiro de coisa nova.

A mais óbvia das novidades é a presença do Leicester, a zebra que conquistou o Campeonato Inglês nesta temporada depois de lutar contra o rebaixamento na anterior.

Leicester

O time dirigido pelo italiano Claudio Ranieri disputará a Champions pela primeira vez na história. E já entrará no ônibus sentando na janelinha.

O título da Premier League garantiu ao Leicester o direito de ser cabeça de chave no sorteio de definição dos grupos. Uma vantagem que o impedirá de enfrentar antes dos mata-matas os outros campeões nacionais das principais ligas do continente, como PSG, Bayern e Barcelona.

Mas os Foxes não serão a única cara nova da Liga dos Campeões na temporada 2016/17.

De trajetória semelhante ao Leicester (também sofreu para permanecer na primeira divisão no ano passado) e enfrentando graves problemas financeiros, o Rostov, da Rússia, também fará sua primeira apresentação no torneio.

Resta saber se o time que impediu a classificação do Zenit para Champions entrará na fase de grupos ou terá de passar pelas eliminatórias.

Vice-líder do Campeonato Russo, a equipe amarela precisa ultrapassar o CSKA Moscou na última rodada, neste fim de semana, e conquistar o título para obter a vaga direta.

Quem também corre o risco de ficar fora da fase de grupos (e pela primeira vez em sua carreira como treinador) é Pep Guardiola.

Semifinalista com o Bayern nesta edição, o catalão viu sua próxima equipe, o Manchester City, ser apenas a quarta colocada no Inglês e descolar passaporte apenas para os playoffs da Champions –terá de vencer um mata-mata para entrar na etapa principal.

Outras potências tradicionais do futebol europeu não terão nem mesmo essa oportunidade.

Manchester United, Inter de Milão e Milan falharam mais uma vez na tarefa de se classificar para a Liga dos Campeões. E o Chelsea, depois de uma temporada tumultuada, interromperá uma sequência de 13 participações consecutivas.

A próxima edição da Liga dos Campeões começa no dia 28 de junho (fases preliminares) e terá a final disputada em 3 de junho de 2017, no Millennium Stadium, em Cardiff (País de Gales).

CABEÇAS DE CHAVE:
Bayern de Munique (ALE)
Barcelona (ESP)
Paris Saint-Germain (FRA)
Benfica (POR)
Juventus (ITA)
Leicester (ING)
Campeão russo (CSKA Moscou ou Rostov)
Campeão da Liga dos Campeões (Atlético de Madri ou Real Madrid)

GARANTIDOS NA FASE DE GRUPOS
Barcelona (ESP)
Real Madrid (ESP)
Atlético de Madri (ESP)
Sevilla (ESP)
Leicester (ING)
Arsenal (ING)
Tottenham (ING)
Bayern de Munique (ALE)
Borussia Dortmund (ALE)
Bayer Leverkusen (ALE)
Juventus (ITA)
Napoli (ITA)
Benfica (POR)
Sporting (POR)
Paris Saint-Germain (FRA)
Lyon (FRA)
Campeão russo (CSKA Moscou ou Rostov)
Dínamo de Kiev (UCR)
PSV Eindhoven (HOL)
Brugge (BEL)
Basel (SUI)
Besiktas (TUR)

As outras dez vagas na fase de grupos serão definidas na fase preliminar da competição


Mais de Clubes

– Como um técnico "alemão" e refugos criaram o melhor time da Libertadores
– Dinheiro chinês e filial na Índia: 5 curiosidades do Atlético de Madri
– Último "Leicester" da Europa desbancou grana árabe e gerou cabelo bicolor
– Inglaterra pode ter campeão inédito após 38 anos. E os outros países?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.