Topo

Rafael Reis

Com Neymar no topo, lista de "garçons" brasileiros tem Marlos e Taison

Rafael Reis

18/05/2016 12h00

Neymar veste a 11 no Barcelona. No entanto, nenhum jogador brasileiro na Europa foi tão "camisa 10" nesta temporada quanto ele.

O astro da seleção de Dunga foi o maior garçom entre todos os representantes do futebol pentacampeão mundial que atuam em uma dez principais ligas nacionais do Velho Continente.

Somando todas as competições que disputou pelo Barcelona, Neymar distribuiu 27 passes para seus companheiros balançarem as redes, a maioria deles para Lionel Messi ou Luis Suárez, com quem formou o ataque mais comentado do ano.

Marlos

Trata-se do maior número de assistências dadas pelo atacante desde que ele chegou à Espanha, em 2013. O recorde anterior era de 15 passes, anotado em seu ano de estreia no Barça.

Quem mais se aproximou da marca de Neymar em 2015/16 foi Hulk. Praticamente um dono do Zenit dentro de campo, o camisa 7 do time russo presentou seus companheiros com 25 gols.

O top 3 dos garçons fica completo com Douglas Costa, o xodó de Pep Guardiola em seu último ano no Bayern de Munique. O ex-gremista, talvez o brasileiro que mais subiu de nível nesta temporada, foi responsável por 18 assistências.

A lista dos maiores assistentes brasileiros traz ainda jogadores que se destacaram também pela artilharia na temporada, como Jonas (Benfica) e Raffael (Borussia Mönchengladbach), e gente que andava esquecida do grande público.

Um exemplo é Marlos, ex-São Paulo, que deu 15 assistências em 2015/16, Taison, ex-Internacional e seu companheiro no Shakhtar, aquele que um dia foi comparado a Messi no Rio Grande do Sul.

MAIORES ASSISTENTES BRASILEIROS NA EUROPA

1º – Neymar (Barcelona) – 27 passes para gol
2º – Hulk (Zenit) – 25
3º – Douglas Costa (Bayern) – 18
4º – Jonas (Benfica) – 17
5º – Marlos (Shakhtar Donetsk)
Taison (Shakhtar Donetsk) – 15
7º – Raffael (Borussia Mönchengladbach) – 13
8º – Roberto Firmino (Liverpool)
Matheus (Dnipro) – 11
10º – Willian (Chelsea) – 10
Fernando Canesin (Oostende) – 10


Mais de Resumo da Temporada

Mercado da Bola Internacional: quem chega e sai nos grandes europeus
Jonas supera Neymar e é o artilheiro brasileiro na Europa; veja o top 10
De Neymar a ex-Fla: conheça os brasileiros campeões e rebaixados na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.