Topo

Rafael Reis

Jonas supera Neymar e é o artilheiro brasileiro na Europa; veja o top 10

Rafael Reis

17/05/2016 12h00

Principal estrela da seleção já há meia década, Neymar não foi o maior artilheiro brasileiro do futebol europeu nesta temporada.

Os nove gols a menos que fez pelo Barcelona em relação à temporada anterior, quando foi inclusive artilheiro da Liga dos Campeões, fizeram com que ele fosse superado por Jonas na primeira colocação neste ranking.

Jonas 2

Goleador do Campeonato Português, o ex-centroavante do Santos marcou 35 gols na soma de todas as competições oficiais que disputou pelo Benfica, cinco a mais do que Neymar fez pelo clube catalão.

Dos 11 brasileiros que atuam em uma das dez principais ligas nacionais europeias e mais balançaram as redes na temporada, seis jogam em Portugal, assim como Jonas. Entre eles, está Henrique Dourado, ex-Palmeiras, que marcou 13 vezes com a camisa do Vitória de Guimarães.

Outra curiosidade da tabela de artilheiros brazucas é a presença de Alex Teixeira na terceira colocação. O ex-jogador do Vasco só participou da primeira metade da temporada, já que foi negociado na janela de transferências de janeiro para o futebol chinês.

Mesmo assim, fez 26 gols pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, marca suficiente para deixá-lo atrás apenas de Jonas e Neymar.

MAIORES ARTILHEIROS BRASILEIROS NA EUROPA

1º – Jonas (Benfica) – 35 gols
2º – Neymar (Barcelona) – 30
3º – Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk) – 26*
4º – Hulk (Zenit) – 23 gols
5º – Léo Bonatini (Estoril)
Rafael Martins (Moreirense) – 20
7º – Raffael (Borussia Mönchengladbach) – 15
8º – Tiquinho Soares (Nacional da Madeira) – 14
9º – Lucas (PSG)
Nathan Júnor (Tondela)
Henrique Dourado (Vitória de Guimarães) – 13

*Jogou apenas a primeira metade da temporada na Europa. Depois, foi negociado com o Jiangsu Suning, da China


Mais de Resumo da Temporada

Mercado da Bola Internacional: quem chega e sai nos grandes europeus
De Neymar a ex-Fla: conheça os brasileiros campeões e rebaixados na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.