Topo

Rafael Reis

De Neymar a ex-Fla: conheça os brasileiros campeões e rebaixados na Europa

Rafael Reis

16/05/2016 13h00

O futebol brasileiro tem 31 jogadores campeões e 23 rebaixados nas primeiras divisões das dez ligas nacional mais importantes da Europa na temporada 2015/16.

Os números foram levantados depois do último fim de semana, quando a maior parte dos campeonatos no Velho Continente teve disputada sua última rodada.

O grupo de vencedores é composto principalmente por jogadores de Barcelona, Benfica e Paris Saint-Germain, times que possuem vastas colônias brasileiras na Europa.

Neymar

Mas as taças não foram levantadas apenas por Neymar, Thiago Silva, Jonas e outros nomes que rondam (ou poderiam rondar) as convocações da seleção.

O ex-palmeirense Leandro Pereira ganhou o título belga com o Brugge, o lateral direito Danilo Silva, com passagem pelo São Paulo, faturou o Ucraniano pelo Dínamo de Kiev e o goleiro Rubinho, já um eterno reserva da Juventus, venceu mais uma vez o Italiano.

Dentre os campeões nacionais dos dez países mais bem classificados no ranking da Uefa, apenas Leicester (Inglaterra) e PSV Eindhoven (Holanda) não contam com nenhum jogador brasileiro.

A lista dos rebaixados não é apenas menor do que a dos que conquistaram títulos, mas também possui bem menos nomes conhecidos do grande público.

O zagueiro Samir, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Flamengo, é uma das poucas exceções. Ele caiu com o Hellas Verona, o time de pior campanha do Italiano.

Espanha, Alemanha, Portugal e França são outros países que tiveram jogadores brasileiros relegados para a segunda divisão.

Tanto o número de campeões quanto o de atletas rebaixados ainda pode aumentar, já que o Campeonato Russo ainda não terminou e Alemanha e Holanda terão playoffs para definir os últimos times que cairão.

O CSKA, líder na Rússia, conta com o lateral direito Mário Fernandes (ex-Grêmio), aquele que no passado não se apresentou para a seleção brasileira. Já o Kuban, lanterna da liga, tem Xandão (ex-São Paulo), Felipe Santana (ex-Borussia Dortmund) e Apodi (ex-Santos e Chapecoense).

BRASILEIROS CAMPEÕES

Espanha: Adriano, Daniel Alves, Douglas, Rafinha Alcântara e Neymar (Barcelona)
Alemanha:
Rafinha, Thiago Alcântara e Douglas Costa (Bayern)
Inglaterra:
nenhum
Itália:
Neto, Rubinho, Alex Sandro e Hernanes (Juventus)
Portugal:
Ederson, Júlio César, Jardel, Luisão, Talisca, Raphael Guzzo e Jonas (Benfica)
França:
Marquinhos, David Luiz, Thiago Silva, Maxwell, Thiago Motta e Lucas (PSG)
Rússia:
campeão ainda não definido
Ucrânia:
Danilo Silva e Júnior Moraes (Dínamo de Kiev)
Bélgica:
Claudemir, Felipe Gedoz, Leandro Pereira e Wesley (Brugge)
Holanda:
nenhum

BRASILEIROS REBAIXADOS

Espanha: Wanderson (Getafe) e Deyverson (Levante)
Alemanha:
Felipe (Hannover)
Inglaterra:
nenhum
Itália:
Raphael Martinho (Carpi), Massimo Zappino (Frosinone), Samir, Gilberto e Rômulo (Hellas Verona)
Portugal:
Diego Galo, William Soares, Marco Túlio, Breitner, Gian Martins, Danilo Dias, Amílton (União da Madeira), Lee, Ricardo Nascimento, Iago Santos, William Gustavo e Aderlan (Acadêmica)
França:
Diego (Reims), Rincón e Thiago Xavier (Troyes)
Rússia:
rebaixados ainda não definidos
Ucrânia:
nenhum
Bélgica:
nenhum
Holanda:
nenhum

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.