Topo

Rafael Reis

De esperança a "peso morto": Pato foi a decepção brasileira na temporada

Rafael Reis

14/05/2016 06h20

Neymar teve um segundo semestre ruim e chegou a conviver com críticas no Barcelona. Felipe Anderson não conseguiu manter o bom nível do ano anterior e virou um jogador comum na Lazio. Hernanes foi contratado para ser um dos líderes o meio-campo da Juventus e passou a maior parte do tempo no banco.

Mas, quando se pensa em decepção brasileira na temporada 2015/16 do futebol europeu, ninguém chega nem perto de Alexandre Pato, 26.

O atacante desperdiçou no Chelsea a oportunidade de ouro de escrever uma daquelas lindas histórias de volta por cima que marcaram a carreira, por exemplo, de Ronaldo Fenômeno.

Pato

Execrado pela torcida do Corinthians, Pato havia reencontrado o bom futebol no São Paulo e voltava a um grande clube da Europa três anos depois de sair do Milan pelas portas do fundo do departamento médico.

Mas, no fim, a melhor definição da passagem do atacante pelo time londrino foi a dada pelo tabloide "The Sun", que o chamou de "peso morto".

Pato pode até se despedir da temporada com um hat-trick e atuação de gala contra o surpreendente campeão inglês Leicester, neste domingo, que nada irá mudar.

Afinal, não dá para considerar aceitável que um jogador com passagem pela seleção brasileira e no auge da idade jogue apenas 131 minutos em três meses e marque um golzinho (de pênalti).

Ah, mas o técnico Guus Hiddink não gosta dele e por isso evitava escalá-lo. Desculpe, mas não há gosto pessoal de um treinador que resista a demonstrações de dedicação e bom futebol durante os treinamentos.

As insinuações de que a falta de oportunidades dadas a Pato faria parte de um plano maquiavélico do Chelsea para não valorizar demais o jogador durante o período de empréstimo feito pelo Corinthians (que vence em junho) e correr o risco ter de pagar um salário maior no futuro para contratá-lo em definitivo são ainda mais malucas.

Em que mundo um clube que praticamente rasga dinheiro e tem um proprietário multimilionário como Roman Abramovich abriria mão do sucesso dentro de campo para economizar alguns poucos milhões de euros?

Pato se deu mal em seu retorno à Europa por culpa dele próprio. Falhou por não se dedicar como precisava e nem lutar contra as adversidades. Fracassou por ser o mesmo jogador que foi no Corinthians, e não aquele parecia ser um novo homem no São Paulo.


Mais de Opinião

– Ganhar o título foi difícil, fazer o Leicester virar grande será muito mais
Por que PSG e Manchester United cobiçam tanto Ronaldo e Mourinho?
– Simeone é o Felipão que entende o futebol moderno
– Com fartura de talento, França deve ser a próxima "melhor seleção do mundo"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.