Topo

Rafael Reis

Enquanto meia do Santos espera, já tem um Lucas Lima se dando bem na Europa

Rafael Reis

29/04/2016 06h00

O meia Lucas Lima não faz muita questão de esconder que pretende trocar o Santos pela Europa assim que for possível. Mas, enquanto ele espera pela transferência, já há um xará seu ganhando destaque no futebol do Velho Continente.

O lateral esquerdo gaúcho Lucas Pedro Alves de Lima, ou simplesmente Lucas Lima, 24, é o principal jogador do Arouca, sensação do Campeonato Português na atual temporada.

O pequeno time, que só chegou à primeira divisão três anos atrás, é o quinto colocado e está prestes a obter a inédita classificação para a Liga Europa.

Lucas Lima

E uma parte considerável da responsabilidade pelo sucesso da equipe pode ser creditada a Lucas Lima.

Especialista em cobranças de falta, o lateral marcou quatro vezes no Português. É o vice-artilheiro do time e o defensor que mais balançou as redes em todo o campeonato.

Além do faro goleador pouco comum entre os jogadores de defesa, Lucas Lima também é o rei das assistências do Arouca na temporada. Já são seis passes para gol, cinco no campeonato e um na Taça de Portugal.

"Eu pude me adaptar rapidamente ao clube e estou conseguindo fazer uma boa temporada. É uma nova cultura, um novo momento na minha carreira. Com certeza, estou ganhando muita experiência e evoluindo a cada dia", afirma.

O sucesso do brasileiro em Portugal tem sido meteórico. Revelado pelo Criciúma e com passagens por Internacional, Paraná, Botafogo, Goiás e ABC, o lateral está há menos de um ano no Arouca.

Tempo que já foi suficiente para se adaptar a um novo estilo de jogo, com mais cobranças de posicionamento e rigidez no comportamento dentro de campo.

"O futebol europeu é diferente do Brasil e aqui eles exigem e orientam sempre a parte tática. O nosso time está fazendo uma boa competição e isso é fruto do trabalho de todos."

No Arouca, Lucas Lima tem a companhia de mais cinco brasileiros. Os mais conhecidos são o goleiro Rafael Bracalli (ex-Paulista de Jundiaí e com passagem pelo Porto), o zagueiro Jubal (ex-Santos) e o atacante Maurides (ex-Internacional).

Mas, dificilmente, ele continuará ao lado dos parceiros na próxima temporada. Como todo jogador de time pequeno que se destaca em Portugal, o lateral já tem tido seu nome ligado a possíveis transferências para um dos três grandes do país (Benfica, Porto e Sporting).

Pelo menos por enquanto, Lucas Lima na Europa é sinônimo de lateral, cobranças de falta e zebra em Portugal.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

No Qatar, Romarinho troca Palmeiras por Xavi e busca 1º título sem Tite
– Ex-São Paulo se junta a brasileiros em audacioso projeto de clube búlgaro
– Neymar é o jogador que mais dribla na Europa; top 10 tem D. Costa e Messi
Olho no futuro: conheça 5 brasileiros que jogam nas bases de Barça e Real

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.