Topo

Rafael Reis

Depois do Brasil, Argentina quer criar a sua "Primeira Liga"

Rafael Reis

22/04/2016 07h30

Após o Brasil, que encerrou na última quarta-feira a edição de estreia da Primeira Liga, a Argentina pode ser o próximo país da América do Sul a ter um campeonato organizado pelos próprios clubes.

Dirigentes dos principais times do país se reuniram no começo da semana para discutir a criação da SuperLiga.

A proposta é mais radical do que a da Primeira Liga brasileira. Os clubes desejam tirar da AFA (Associação de Futebol da Argentina) a organização das primeira e segunda divisões nacionais e deixá-la responsável apenas pelas seleções e divisões inferiores.

O modelo desejado é o mesmo praticado nos principais países da Europa, como Alemanha, Inglaterra, Itália e Espanha, onde uma associação de clubes, a liga, é responsável pelos campeonatos nacionais.

Tevez

A ideia da criação da SuperLiga é liderada por quatro dos cinco maiores clubes da Argentina (Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo e Racing). Apenas o Independiente, que também participou da primeiras negociações, não está tão decidido a apoiá-la.

Segundo o jornal "La Nación", outros sete integrantes da primeira divisão, entre eles o Vélez Sarsfield e o Estudiantes, também apoiam o projeto. E apenas três times da elite (Arsenal de Sarandí, Gimnasia La Plata e Quilmes) são radicalmente contra a ideia.

"Não queremos só um salto de qualidade, mas sim uma solução para os clubes de futebol da Argentina. Não é uma ideia de ruptura, mas sim de fazer com que nossas receitas aumentem", disse o presidente do San Lorenzo, Matías Lammens, ao canal "TyC Sports".

A AFA, por enquanto, dá de ombros para a ideia dos clubes e classifica o projeto de criação da SuperLiga como uma medida eleitoreira.

O apresentador de TV e braço direito de Lammens no San Lorenzo, Marcelo Tinelli, é um dos pré-candidatos à presidência da entidade. O pleito, que escolherá o substituto de Julio Grondona, morto em 2014, está marcado para 29 de junho.

BRASIL

No Brasil, a Primeira Liga não nasceu como o intuito de substituir a primeira divisão nacional, mas sim como uma competição regional, exclusiva para clubes da região Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O grupo ganhou ares de movimento rebelde depois de atritos com a CBF, que chegou a proibir a competição. Por fim, acabou a reconhecendo, mas apenas como um torneio amistoso.

A edição de estreia da Primeira Liga foi vencida pelo Fluminense, que derrotou o Atlético-PR por 1 a 0 na decisão de quarta-feira.


Mais de Clubes

– Leicester já teve artilheiro de Copa, "goleiro de Pelé" e estrela rival
– Inflação: cambistas já vendem ingresso para jogo do Leicester a R$ 37 mil
– Comida vegana e painéis solares: Inglaterra tem time mais "verde" do mundo
– Quanto custa ver um jogo das quartas de final da Champions?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.