Topo

Rafael Reis

Tem um Real Madrid bem melhor que o Barcelona nesta temporada

Rafael Reis

31/03/2016 06h00

O Barcelona é favorito para vencer o clássico deste sábado contra o Real Madrid e caminha a passos largos para a conquistar até com certa facilidade o seu segundo título espanhol consecutivo.

No entanto, há um Real que tem deixado o arquirrival no chinelo nesta temporada.

Depois de anos ofuscado pela aclamação em torno de La Masia, o centro de formação de jogadores do time catalão, o Real Madrid Castilla, a segunda equipe do clube da capital, é hoje bem melhor do que o Barcelona B.

Ambos disputam a Segunda Divisão B, o terceiro escalão do futebol espanhol, uma competição regionalizada, com 80 clubes divididos em quatro chaves.

Borja Mayoral

E enquanto o Castilla ocupa a vice-liderança do Grupo 2 e hoje iria para os playoffs que definem o acesso para a Série B, o Barça B ocupa apenas a sétima posição do Grupo 3 e tem chances mínimas de classificação.

Apesar de ter jogado uma partida a menos que o rival, o time de Madri já somou 14 pontos a mais que os catalães e marcou quase 40% a mais de gols.

Além disso, Castilla tem suprido melhor a principal obrigação da segunda equipe de um clube gigante: revelar nomes que possam ser aproveitados no time de cima.

O técnico Zinedine Zidane, por exemplo, começou o campeonato dirigindo o time B e foi promovido em janeiro. Já o atacante Borja Mayoral, 18 gols pelo Castilla nesta temporada, soma 202 minutos na equipe principal nos últimos cinco meses.

O Real B ainda tem o atacante dominicano Mariano Díaz, artilheiro do Grupo 2 da Segunda Divisão B, e mais uma série de jogadores que já transitam pelo elenco principal, como o volante Marcos Llorente, o lateral Álvaro Tejero e o jovem astro norueguês Martin Ödegaard.

O Barcelona, por outro lado, que até pouco tempo só ganhava elogios por suas categorias de base, agora sofre para revelar. O time B não tem tido grandes destaques individuais e os artilheiros da equipe na temporada têm míseros cinco gols.

Apenas dois jogadores, os volantes Sergi Samper e Gerard Gumbau têm uma certa rodagem na equipe de cima. E não há outros nomes na equipe B que parecem estar próximos de uma promoção para o time principal.


Mais de Clubes

 Nada de seleção ou de título: rival do SP é o menor time da Libertadores
– Vasco da África também está na Série B e quer parceria com xará brasileiro
– Veja por que o Atlético de Madri é o time mais "cascudo" da Europa
– City x PSG irá reunir 1 bilhão de euros em reforços

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.