Topo

Rafael Reis

Político quer dar nome de Maradona a estádio do Napoli

Rafael Reis

31/03/2016 16h02

O estádio San Paolo, casa do Napoli, vice-líder do Campeonato Italiano, pode ganhar o nome do maior jogador da história do clube.

O candidato à prefeitura de Nápoles Antonio del Piano quer dar o nome de Diego Armando Maradona à arena, construída em 1959 e com capacidade para receber cerca de 60 mil pessoas.

Além disso, ele promete que o estádio passará por uma grande reforma para ganhar ares mais modernos.

Como a maior parte dos estádios italianos, o San Paolo pertence à prefeitura da cidade onde está localizado. Por isso, o poder público tem o direito de alterar sua nomenclatura.

Maradona

O plano faz parte do projeto de "revitalização do potencial artístico e cultural" de Nápoles, carro-chefe da candidatura de Del Piano.

Essa não é a primeira tentativa de dar o nome de Maradona ao estádio. No início dos anos 2000, um projeto semelhante foi apresentado pelo conselho municipal (uma espécie de câmara dos vereadores), mas acabou vetado por ferir as leis italianas.

Caso a nova tentativa tenha um (improvável) destino diferente, o estádio de Nápoles será o segundo a levar o nome do craque argentino.

A casa do Argentinos Juniors, clube que revelou o jogador na década de 1970, chama-se Maradona desde 2004.

O argentino foi responsável direto pela melhor fase da história do Napoli. Entre 1984 e 1991, período em que vestiu a camisa azul, o clube conquistou seus dois único títulos (1987 e 1990) e também a Copa da Uefa (atual Liga Europa) de 1989.

A idolatria por Maradona na cidade é tão grande que muitos napolitanos torceram pela Argentina contra a Itália na semifinal da Copa do Mundo-1990, jogada no San Paolo.


Mais de Clubes

– Tem um Real Madrid bem melhor que o Barcelona nesta temporada
 Nada de seleção ou de título: rival do SP é o menor time da Libertadores
– Vasco da África também está na Série B e quer parceria com xará brasileiro
– Veja por que o Atlético de Madri é o time mais "cascudo" da Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.