Topo

Rafael Reis

Suárez não conhece grande parte dos companheiros de Uruguai

Rafael Reis

25/03/2016 08h00

Um ano e oito meses depois de ser suspenso pela Fifa por morder o ombro do italiano Chiellini, na Copa do Mundo-2014, o atacante Luis Suárez deve ter se sentido estranho ao retornar à seleção uruguaia.

O astro do Barcelona, que reestreia pela Celeste nesta sexta-feira, contra o Brasil, pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2018, não conhece uma parte considerável dos seus companheiros de equipe.

Dos 24 jogadores convocados por Óscar Tabárez para a rodada dupla do qualificatório, que inclui ainda a partida contra o Peru, na terça, nove nunca jogaram ao lado do principal nome do futebol uruguaio.

Suarez

O número seria ainda maior se o zagueiro Emiliano Velázquez, 21, do Getafe, e o lateral direito Mathías Corujo, 29, que defende a Universidad de Chile, não houvessem sido cortados devido a contusões.

Entre os novatos que Suárez está conhecendo nesta rodada das eliminatórias estão o lateral direito Guillermo Varela, 22, do Manchester United, o volante Matías Vecino, 24, da Fiorentina, e o meia cruzeirense Giorgian de Arrascaeta, 21.

Eles fazem parte do projeto de renovação ao qual o Uruguai precisou se submeter depois de disputar a última Copa com um time envelhecido, cheio de trintões como o zagueiro Diego Lugano, hoje no São Paulo, e o atacante Diego Forlán, do Peñarol.

O Mundial do Brasil foi justamente a última aparição de Suárez com a camisa da seleção. O jogador foi suspenso devido à agressão a Chiellini praticada ainda na primeira fase da competição.

Por determinação da Fifa, o camisa 9 do Barcelona ficou afastado de qualquer atividade ligada ao futebol por quatro meses e teve de cumprir suspensão por nove jogos oficiais do Uruguai.

Sem ele e repleta de jovens, a equipe dirigida por Tabárez falhou na defesa do título da Copa América-2015 e foi eliminada pelo Chile nas quartas de final da competição.

Por outro lado, o desempenho nas eliminatórias é bastante positivo. O time venceu três das suas quatro primeiras partidas na competição classificatória e só foi derrotado pelo líder Equador.


Mais de Cidadãos do Mundo

Elas adoram aparecer: as Marias Chuteiras mais polêmicas do mundo
Ex-xodó do Palmeiras busca fim do banco e 1º gol contra o Corinthians
ObaOba Martins e outros: eles eram craques nos games, mas na vida real…
Como dormir cedo gerou expulsão de quarto em rival do Palmeiras

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.