Topo

Rafael Reis

Willian José usa piadas como motivação e já se vê na seleção

Rafael Reis

22/03/2016 06h00

Os espanhóis Nolito, Iago Aspas e Jozabed Sánchez, o argentino Éver Banega e o brasileiro Willian José.

O ex-atacante de São Paulo, Santos e Grêmio, atualmente no Las Palmas, é um dos apenas cinco jogadores que conseguiram nesta temporada balanças as redes contra os dois maiores clubes da Espanha.

Os gols nas derrotas por 2 a 1 para Barcelona (20 de fevereiro) e Real Madrid (13 de março) mexeram com Willian José, 24, que confessa que demorou um pouco para entender o que havia lhe acontecido.

"As pessoas começaram a me ligar, mandar mensagem para mim. Não imaginava que eu conseguiria fazer isso. Marcar contra esses times é um sonho. E eu fiz contra os dois em menos de um mês. Foi muito especial para mim", disse.

Mas não foi só contra Barça e Real que Willian José marcou. O jogador é o artilheiro do Las Palmas na temporada e já fez oito gols no Campeonato Espanhol, quatro deles nas últimas seis partidas.

Graças principalmente aos gols do brasileiro, o time amarelo, que voltou à primeira divisão nesta temporada após 13 anos, tem se mantido fora da zona de rebaixamento –é o 15º colocado, com cinco pontos de vantagem para o Getafe, que abre o grupo do descenso.

"Acho que estou em minha melhor fase. Estou em um momento muito bom na carreira, tendo uma sequência de jogos. E espero continuar assim: jogando bem e marcando meus gols", afirmou.

A ótima fase nas Ilhas Canárias já faz Willian José pensar no futuro. A princípio, ele tem três metas. A primeira é acabar a temporada com pelo menos 12 gols. A segunda, continuar na Europa depois de junho, talvez em uma equipe mais expressiva. E a terceira…

"Tem muita coisa boa para acontecer na minha carreira ainda. Quero voltar para a seleção. Já estive na sub-20 e agora quero jogar na principal. Acho que em um ou dois anos vai aparecer a brecha e terei minha oportunidade."

A fase é tão boa que a única coisa que incomoda o atacante é a diminuição das piadas sobre seu futebol e o talento do seu empresário nas redes sociais.

"Até no grupo de whats da minha cidade [Porto Calvo, em Alagoas] ficam me mandando essas brincadeiras. O pior é que eu gosto, serve como motivação para melhorar", diverte-se o atacante.

Entre todas as piadas envolvendo o atacante que apareceram na rede, as que mais repercutiram foram as "Empresário do Willian José Facts", que ficaram famosas quando o jogador deixou o Santos para jogar no Real Madrid, em 2014.

O brasileiro passou a maior parte do tempo no Castilla, o time B do gigante espanhol. Mas chegou a disputar uma partida no time principal e ficou no banco em um clássico contra o Barcelona (decisão da Copa do Rei).

"Foi uma época importante, aprendi muito no Real", diz. E agora, aprendeu também a fazer gol no antigo time.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Para estatísticos, Neymar é o melhor jogador do mundo
Virada do Bayern impede "ressurreição" de Hernanes na Juventus
Eles ficam sem contrato em julho e podem reforçar seu time no 2º semestre
– Um título a cada 4 meses. Tá ruim a média de David Luiz?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.