Topo

Rafael Reis

E o calor? África do Sul planeja usar mangas longas contra zika na Rio-2016

Rafael Reis

21/03/2016 07h30

Aquele sol de rachar, um calor beirando os 40ºC e os jogadores da África do Sul se matando de correr dentro de campo vestindo camisetas de manga longa.

É bem provável que cenas como a descrita acima aconteçam durante o torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016.

É que o uso dos uniformes de manga comprida faz parte da lista de precauções que a equipe sul-africana pretende tomar no Brasil para evitar que seus atletas sejam contaminados com o vírus da zika.

Africa do Sul

"O primeiro passo é proteger o corpo inteiro com repelentes e usar roupas de manga longa. O segundo é ficar o máximo possível em áreas com ar condicionado. Também vamos recomendar a todos que só façam sexo com camisinha e que fiquem longe de represas, rios ou qualquer ponto de água parada", explica o técnico Owen da Gama.

O treinador, que é descendente de portugueses e dirige o time sub-23 da África do Sul há dois anos, mostra preocupação com o surto das doenças ligadas ao mosquito aedes aegypti que tomou conta do país, mas diz confiar que essa situação será controlada até a Olimpíada, em agosto.

"É claro que existe uma preocupação, o que normal da natureza humana. Mas, acreditamos que as autoridades brasileiras estão trabalhando duro para controlar esse problema", diz.

Essa será a segunda participação da África do Sul no futebol masculino olímpico. Em Sydney-2000, o time foi eliminado ainda na fase de grupos, apesar de ter derrotado o Brasil por 3 a 1 em sua segunda partida.

A equipe de Gama selou sua vinda para a Rio-2016 ao derrotar Senegal nos pênaltis na disputa do terceiro lugar da Copa da África sub-23, no ano passado. Além dos anfitriões do Mundial-2010, Nigéria e Argélia também representarão o continente no torneio olímpico.

Os principais jogadores do time que os Bafana Bafana devem trazer ao Brasil são o zagueiro Rivaldo Coetzee, do Ajax Cape Town, e o meia Lebogang Phiri, com passagem pela base do Real Madrid, que já atuam na seleção principal, além do atacante Lebogang Mothiba, do Lille.

No próximo domingo, a África do Sul sub-23 fará um amistoso contra a seleção brasileira olímpica, em Maceió.

O torneio olímpico de futebol masculino será jogado entre 3 e 20 de agosto em seis cidades diferentes (Rio, São Paulo, Manaus, Belo Horizonte, Brasília e Salvador).


 

Mais de Seleções:

Como e por que a Bélgica fechou 2015 como a melhor seleção do mundo
Argentinos que criticam Messi já devem estar com saudades
– A Albânia saiu à caça de reforços pelo mundo. Agora, está na Eurocopa
– 10 coisas que você não sabia sobre a Bélgica, nova líder do ranking da Fifa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.