Topo

Rafael Reis

Para estatísticos, Neymar é o melhor jogador do mundo

Rafael Reis

18/03/2016 06h00

Quem é o melhor jogador do mundo na atualidade?

Poucos ousam questionar que o argentino Lionel Messi, atual vencedor da Bola de Ouro da Fifa, é o ocupante desse posto.

Mas para os estatísticos do site "Who Scored?", site inglês que monitora e avalia as principais ligas nacionais e competições continentais do planeta, há alguém na atual temporada que tem jogado mais bola que o camisa 10 do Barcelona.

Neymar

Trata-se de outra estrela do clube catalão, Neymar. O brasileiro é o jogador do planeta que apresenta o melhor desempenho em 2015/16, de acordo com o ranking produzido pelo instituto.

As atuações do atacante na temporada lhe rendem até o momento a média 8,58, contra 8,49 de Messi, segundo colocado. O terceiro na lista é o sueco Zlatan Ibrahimovic (PSG), com 8,15.

O ranking de desempenho que aponta Neymar como melhor jogador do mundo não sofre intervenção humana. As notas são dadas por um algoritmo que analisa 200 estatísticas  diferentes (como finalizações, dribles, aproveitamento de passes e desarmes), inclusive o nível de influência que o jogador teve no resultado.

Foi um sistema com metodologia semelhante a esse, mas com status de oficial graças à Fifa e um dos seus patrocinadores, que apontou o alemão Toni Kroos como craque da Copa do Mundo-2014 –apesar de Messi ter levado o prêmio oficial, escolhido por humanos.

Só para ficar nos dados tradicionalmente mais usados para avaliar o desempenho de um jogador de ataque, Neymar perde para o argentino no número de gols marcados na temporada (26 a 37), mas o derrota na quantidade de assistências, ou seja, passes para os companheiros marcarem (23 a 17).

A presença do brasileiro no topo da lista não é a única surpresa do ranking elaborado a partir da análise das estatísticas.

Para o "Who Scored", o melhor goleiro do mundo é o brasileiro Gomes (7,19), do Watford, e o zagueiro mais competente da temporada é o holandês Virgil van Dijk, do Southampton (7,66).

Os 10 melhores jogadores do mundo, segundo o "Who Scored?

1º – Neymar (BRA/Barcelona) – 8,58
2º – Lionel Messi (ARG/Barcelona) – 8,49
3º – Zlatan Ibrahimovic (SUE/Paris Saint-Germain) – 8,15
4º – Gareth Bale (GAL/Real Madrid) – 8,04
5º – Luis Suárez (URU/Barcelona) – 7,94
6º – Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid) – 7,87
7º – Ángel di María (ARG/Paris Saint-Germain) – 7,85
8º – Riyad Mahrez (ALG/Leicester) – 7,84
9º – Henrikh Mkhitaryan (ARM/Borussia Dortmund) – 7,84
10º – Raffael (BRA/Borussia Mönchengladbach) – 7,79


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Virada do Bayern impede "ressurreição" de Hernanes na Juventus
Eles ficam sem contrato em julho e podem reforçar seu time no 2º semestre
– Um título a cada 4 meses. Tá ruim a média de David Luiz?
– Nerd e crítico: conheça o único técnico brasileiro na elite da Europa

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.