Topo

Rafael Reis

City x PSG irá reunir 1 bilhão de euros em reforços

Rafael Reis

18/03/2016 15h51

O confronto entre Manchester City e Paris Saint-Germain, pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, definido em sorteio nesta sexta-feira, colocará à prova praticamente 1 bilhão de euros em reforços.

É que os adversários por vaga na semifinal do torneio interclubes mais importante do mundo gastaram juntos inacreditáveis 998,7 milhões de euros na montagem dos seus elencos atuais.

Foram 536,3 milhões de euros torrados pelo City apenas na contratação de jogadores e mais 462,4 milhões de euros investidos pelo PSG.

Entre os oito times vivos na Champions, apenas um, o Real Madrid, precisou abrir mais os cofres para montar sua equipe. O sempre gastador espanhol desembolsou 569,7 milhões de euros em Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e cia.

A gastança desenfreada de City e PSG pode ser explicada pela história dos dois clubes.

PSG

Ambas as equipes eram forças apenas medianas dos seus países de origem até menos de uma década atrás e só se tornaram times de primeiro escalão depois de serem comprados por fundos de investimento árabes.

Sem a tradição de uma camisa pesada, as duas equipes passaram a investir verdadeiras fortunas na compra de jogadores. Os títulos nacionais já vieram, mas a Liga dos Campeões ainda é um sonho inédito.

No City, a grana vem da família real de Abu Dhabi, um dos Emirados Árabes Unidos. Rico desde 2008, o clube conseguiu ser campeão inglês em 2012 e 2014.

Seu reforço mais caro até hoje foi o meia belga Kevin de Bruyne, contratado do Wolfsburg para esta temporada por 74 milhões de euros.

Outras seis transações de sua história recente romperam a casa dos 40 milhões de euros, inclusive a do atacante brasileiro Robinho, anunciado em 2008 como primeiro grande nome do projeto.

Manchester City

Já no PSG, o investimento é mais recente. E também mais vitorioso. O clube foi comprado em 2011 por um fundo ligado ao governo do Qatar e já emenda quatro títulos franceses consecutivos.

Apesar de a estrela máxima da companhia ser Zlatan Ibrahimovic, o maior investimento já feito pelo clube foi na aquisição do atacante uruguaio Edinson Cavani, que deixou o Napoli em 2013 mediante o pagamento de 64,5 milhões de euros.

No total, já são seis negócios que chegaram ou ultrapassaram os 40 milhões de euros, incluindo aí as contratações de três brasileiros, os zagueiros David Luiz e Thiago Silva e o meia-atacante Lucas.

QUANTO GASTARAM OS TIMES DA CHAMPIONS PARA MONTAR OS ELENCOS

1º – Real Madrid (ESP) – 569,7 milhões de euros
2º – Manchester City (ING) – 536,3 milhões de euros
3º – Paris Saint-Germain (FRA) – 462,4 milhões de euros
4º – Barcelona (ESP) – 389,2 milhões de euros
5º – Bayern de Munique (ALE) – 336,1 milhões de euros
6º – Atlético de Madri (ESP) – 165,4 milhões de euros
7º – Wolfsburg (ALE) – 160,7 milhões de euros
8º – Benfica (POR) – 72,9 milhões de euros


Mais de Clubes

 Nada de seleção ou de título: rival do SP é o menor time da Libertadores
– Vasco da África também está na Série B e quer parceria com xará brasileiro
– Veja por que o Atlético de Madri é o time mais "cascudo" da Europa
– Quanto custa ver um jogo do Barcelona?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.